sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Arqui e as Expedições Ecológicas


A primeira atividade, logo na chegada ao Parque Nacional Serra de Itabaiana, é receber um saco para coletar lixo encontrado, ouvir importantes recomendações de como proceder para evitar acidentes, o convite para entrar em contato direto com o ambiente e realizar uma caracterização ambiental por percepção. Ao longo do trajeto, atravessam pontes, riachos, troncos caídos, encontram: paredões, grutas, nascentes de rios importantes e participam de dinâmicas em que fazem sentir a importância da água para a vida. A visita ao Parque dos Falcões serviu para mostrar aos alunos do Arqui o trabalho realizado com as aves de rapina e a importância de cada um no ecossistema.
As trilhas são feitas interagindo ao máximo com a natureza, parando bem próximo às árvores observando bromélias, orquídeas e as relações ecológicas, nos riachos e no poço das moças a importância da mata ciliar e as características dos ecossistemas. Aprender uma disciplina ao ar livre é realmente inesquecível, além de muito eficaz. Essas atividades proporcionam aos estudantes do ensino médio aprender in loco o funcionamento de um ecossistema e reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
À frente das expedições está o professor e ambientalista José Bezerra(foto), coordenador de Educação Ambiental do colégio. As expedições fazem parte do projeto de educação ambiental do Arqui, o Cheirinho de Mato. Participaram também da expedição a Professora de Biologia Reinalda Alves e o design Marcos Fraga