quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ações ambientais ultrapassam muros da escola



Fazendinha, minhocário, viveiro, borboletário, horta orgânica, oficinas de reciclagem. Estas são apenas algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto de educação ambiental “Cheirinho de Mato”. Em quase sete mil metros quadrados que se integram ao espaço da escola, crianças, jovens e adultos têm contato direto com a natureza e tomam consciência da importância de cuidar do meio ambiente em que vivem.
“Durante as oficinas, incentivamos hábitos e condutas de consumo ecologicamente corretos, como por exemplo: levar sacolas tipo eco bag, quando forem fazer compras com a família, pedir aos pais para não comprar produtos com muita embalagem, evitar gastos desnecessários de papel, escolher papéis
reciclados, usar lâmpadas de baixo consumo em casa e cobrar dos pais essas normas de boa convivência com o planeta”, afirma o educador ambiental e autor do projeto, José Bezerra.

Os alunos participam ainda de aulas de campo, oficinas, preparam mudas de árvores nativas para ações de arborização e reflorestamento, recolhem lixo de praias e rios, fazem trilhas e outras atividades que lhes permitem aplicar e multiplicar o conhecimento adquirido sobre a importância de se preservar a natureza.
O coordenador do projeto, o professor de Educação Ambiental José Bezerra, foi aluno do colégio e tem sua trajetória profissional vinculada à proteção da natureza. De acordo com ele, a educação ambiental no colégio é abordada de maneira sistemática e transversal, nos diversos níveis de ensino e as atividades são desenvolvidas durante o ano inteiro, integrando os alunos e obtendo reflexos também em suas residências.