quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Horta do SAME e a sustentabilidade


Aconteceu no SAME - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, no bairro Industrial, uma reunião com os associados do COEP - Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, contando com a participação das suas associadas, através de seus representantes técnicos (Banese, Instituto Banese, Colégio Arquidiocesano/Projeto Cheirinho do Mato, Yázigi Internexus/Projeto Ambiental Yázigi, Embrapa, Codevasf, Dataprev e Serpro/UFS), para apresentação, avaliação e planejamento da gestão das atividades da sua Horta Comunitária, na busca da sua sustentabilidade e ampliação de parcerias.

O SAME é uma instituição não governamental da Arquidiocese de Aracaju, foi fundado em 12 de agosto de 1949 pelo bispo Dom Fernando Gomes. Na ocasião, fora criado para atender mendigos de Aracaju que eram levados para pernoitar. Inicialmente, funcionou em um pavilhão do 28º BC, quando ainda era no centro da capital, onde está o antigo Hotel Palace. Em 1954, passou para a rua Simão Dias e três anos depois para o bairro Industrial, onde funciona até hoje.

As visitas ao SAME são muito bem-vidas, pois a maioria dos 52 internos não tem família e um visitante que chega é bastante esperado. Quanto às doações, a necessidade maior do momento é de fraldas geriátricas e leite em pó. As doações em dinheiro podem ser depositadas nas seguintes contas: Banco do Brasil, agência 0017-5 C/C.: 4786-6; CEF agência 2382 C/C 232-0 e Banese, agência 028 C/C 100.198-0. A instituição está localizada na Rua Thales Ferraz, 261, no bairro Industrial. O telefone é 3215-5120.