Comece a observar tudo o que acontece ao seu redor: você vai ver que nem sempre o que é considerado 'lixo' por uma pessoa é também inútil a outra. Em Aracaju, como em outros grandes centros urbanos, a maior parte do que é jogado no lixo poderia ser reaproveitada. Dados estatísticos indicam que cada pessoa pode chegar a produzir até mais de 1 kg de lixo por dia e que 95% da massa total dos resíduos urbanos têm um potencial significativo de aproveitamento, o que nos leva à conclusão de que apenas 5% do lixo urbano é, realmente, lixo.
Com o programa REDUZA, REUSE e RECICLE, você também pode diminuir o volume de lixo em sua casa, na sua rua e no seu trabalho. Esta é a proposta do Projeto Cheirinho de Mato, do Colégio Arquidiocesano, idealizado e coordenado pelo Prof. José Bezerra, que há 4 anos vem ensinando crianças a partir de três anos de idade a separar os resíduos, tais como papel, plástico, vidro e metal, para que possam ser reaproveitados na escola.
No projeto, os alunos são conscientizados acerca dos problemas que envolvem o meio ambiente e aprendem, durante as oficinas, a economizar água, energia, fazer coleta seletiva do lixo, plantar árvores, respeitar os seres vivos, denunciar as empresas que poluem o meio ambiente, além de cobrar dos governantes o cumprimento das leis que protegem a natureza. Tudo isso ajuda a promover uma mudança de comportamento, ao fazer com que o aluno perceba a sua integração com o meio ambiente e a responsabilidade que possui na sua conservação. Por ser a reciclagem de vital importância para a natureza, é preciso aprender a reciclar os resíduos, a respeitar o meio ambiente e a preservar a nossa biodiversidade, pois cuidar do meio-ambiente é tarefa de todos.