quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Arqui: Cidadania e Meio Ambiente





A educação ambiental é, sem dúvida alguma, a melhor forma de se conscientizar as pessoas quanto à importância de se preservar o meio ambiente. Outro fator importante é a existência em nosso país, de uma legislação de defesa do meio ambiente.
No estado de Sergipe, a educação ambiental tem se destacado pela realização de ações promovidas pelas escolas, a exemplo do colégio Arquidiocesano, pioneiro no desenvolvimento do tema junto aos alunos no estado. Com uma abordagem inovadora e participativa, o professor José Bezerra, um dos entusiastas da Educação Ambiental, autor do projeto cheirinho de mato, vem promovendo uma importante integração entre crianças, jovens, adultos e o meio ambiente, formando multiplicadores da conservação da natureza.
O projeto busca sensibilizar, mudar a concepção e o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. A Educação Ambiental é um instrumento eficaz de interação entre a sociedade e a natureza. É o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que leve à diminuição da degradação ambiental”, afirma José Bezerra. Há vários anos o professor José Bezerra promove através do projeto de educação ambiental Cheirinho de Mato, do Colégio Arquidiocesano, oficinas para alunos de escolas particulares, públicas e universidades, aulas de campo com arborização de praças e avenidas, reflorestamento da mata atlântica, trilhas na serra de Itabaiana além de também incentivar a participação desses jovens em atividades e manifestações em defesa da natureza. O projeto Cheirinho de Mato também faz parcerias com instituições as quais são beneficiadas com ações que as levam à sustentabilidade através da troca de alimentos e rações para animais por ecobag, materiais recicláveis, como: papel, plástico, metal e vidro fornecidos pelos alunos do Colégio.