quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Arqui e as Ações Ambientais

O prefeito Edvaldo Nogueira abriu no último dia 4 a Semana do Meio Ambiente. Ele participou de uma caminhada ecológica, do plantio de mudas e ainda conversou com as crianças sobre degradação ambiental. As atividades aconteceram no Parque Augusto Franco (Sementeira). "É preciso que a gente entenda que a preservação do meio ambiente é importante. O mundo precisa continuar produzindo. Nossa cidade continua se desenvolvendo, mas precisamos ter um trabalho efetivo para garantir seu crescimento sustentável", destacou o prefeito.

O Colégio Arquideocesano, com alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental da Unidade Farolândia, acompanhados pela Coordenadora pedagógica Neuza Pinto e pelo coordenador ambiental José Bezerra, participaram das atividades. Além de crianças da Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas e Escola Estadual Jackson de Figueiredo. Assistiram a uma peça teatral, tiveram a oportunidade de conhecer os produtos da Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e aprenderam a identificar espécies de plantas.

O aluno do Arquideocesano, Jersivaldo de Souza, explicou o que aprendeu sobre preservação da natureza. "Não posso jogar lixo nas ruas, nas praias e nem nos rios", disse, acrescentando que o que mais gosta na natureza são as árvores, porque elas dão sombra.
Com a meta de plantar 5 mil mudas de árvores até o fim do ano, a Prefeitura de Aracaju lançou no mês passado o projeto Plantando Cidadania que conta com a parceria do Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato. Nesta quarta-feira, no Parque da Sementeira, as crianças e plantaram mudas de caju precoce, pitangueiras, pau ferro, aroeria, casuarina, craibeira, felício, gliricidia, ipê rosa, ipê roxo, flamboyant e algaroba.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, que participou das atividades, lembrou que as ações do poder público devem ser cotidianas para que haja um ambiente sustentável. "Nossa parceria com a Prefeitura de Aracaju é importante. Com o plantio de árvores estamos combatendo o efeito estufa, as mudanças climáticas e o aquecimento global", afirmou o secretário. Participaram do evento, o vice-prefeito, Silvio Santos; os secretários municipais de Administração, Daniel Cruz Fortes; de Educação, Tereza Cristina; de Finanças, Jeferson Passos; de Gabinete, Bosco Rolemberg; da Participação Popular, Rômulo Rodrigues; da Assistência Social, Rosária Rabelo; de Obras e Urbanização; Paulo Costa; de Serviços Urbanos, Lucimara Passos; o procurador municipal Luiz Carlos Oliveira de Santana; , o diretor do Yázigi Aracaju, Antelmo Almeida, a coordenadora pedagógica Neuza Pinto, o coordenador ambiental, José Bezerra, o promotor do Meio Ambiente, Gilton Feitosa Conceição; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel; o superintendente do Instituto Banese, José Edson Pereira; os representantes da Torre Empreendimentos, José Carlos Silva e Soraia Torres; além dos vereadores Valdir Santos, Jailton Santana e Fábio Mitidieri.
Outra ação
Desde segunda-feira, 1º de junho, a SEMARH (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) realizou diversas atividades relativas à Semana do Meio Ambiente, cuja comemoração aconteceu em todo o mundo. As festividades foram concluídas no dia 5 de junho, e envolveram a rede pública e particular de ensino. O Colégio Arquidiocesano marcou presença, pois não poderia deixar de participar de um evento tão importante como esse.

Na terça-feira, alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental do Arqui Farolândia, acompanhados pela Coordenadora Neuza Pinto e pelo Professor José Bezerra, participaram do Dia Ambiental no Parque, que aconteceu no Parque José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, no Bairro Industrial, Zona Norte da capital. A programação contou com teatro ambiental, palhaços, oficinas de educação ambiental e uma caminhada em defesa do meio ambiente. Com o objetivo também de despertar a conscientização ambiental da sociedade que reside na região em torno do parque e em especial, da comunidade estudantil, sobre a valorização de Área de Preservação Ambiental Morro do Urubu (Apa Moro do Urubu), local onde é encontrado o único resquício de Mata Atlântica em Aracaju com 213 hectares.

Nossos alunos já desenvolvem a temática ambiental na escola através do Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato. "O colégio tem a tradição de participar ativamente de qualquer movimento relacionado ao meio ambiente, seja do estado ou do município. Isso dá continuidade ao que os alunos vivenciam na escola", declara o coordenador ambiental e autor do projeto José Bezerra. Para Neuza Pinto, "apenas dessa maneira a educação é capaz de formar pessoas que gostam do meio ambiente. Nessas atividades, os alunos podem ver outros animais, outro tipo de vegetação. A pessoa só é capaz de defender o que conhece e gosta", afirma a coordenadora pedagógica.

O evento também contou com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macêdo. Em sua fala, o secretário destacou o papel do poder público e da sociedade. "A questão ambiental é dever do Estado e compromisso da sociedade. As políticas públicas de proteção ao meio ambiente são uma conquista de Sergipe e do Brasil", diz o secretário.