Educação Ambiental Formal |
“Entende-se por Educação Ambiental Formal àquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino público e privados, englobando ainda todos os níveis e modalidades do ensino formal, desenvolvida interdisciplinarmente como uma prática educativa integrada, contínua e permanente”. Art. 11º - LEI No 9.795, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
O projeto Cheirinho de Mato, do Colégio Arquidiocesano, iniciado em março de 2006, que tem a autoria e execução do professor de Educação Ambiental e Biologia José Bezerra, trabalha a educação ambiental na escola e na residência do aluno, para formar defensores do meio ambiente.
Funcionando num laboratório a céu aberto, com quase sete mil metros quadrados e integrado à escola, possui moinho de vento, monjolo, horta orgânica, farmácia viva, viveiro de produção de mudas, borboletário, minhocário, oficina de reciclagem, além de uma oca e uma fazendinha com porquinho da índia, coelhos, codornas, galinhas, patos, marrecos, pavões, vacas, carneiros e cabras.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade, o Colégio Arquidiocesano ajuda o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental é abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e nas oficinas nos Laboratórios I e II do Projeto Cheirinho de Mato.
O Cheirinho de Mato tem a Educação Ambiental como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista acrescenta à formação de crianças, adolescentes, líderes comunitários e professores, atividades que propiciem aquisição de valores éticos, voltados para o exercício da cidadania, do desenvolvimento local e da preservação ambiental de modo sustentável.
Seu idealizador, José Bezerra, foi aluno do Colégio Arquidiocesano onde é professor há mais de 20 anos e desenvolve sua trajetória profissional estreitamente vinculada à proteção da natureza.