quarta-feira, 29 de julho de 2009

Entrevista com o Coordenador de Projetos Ambientais do Yázigi Aracaju e Arquidiocesano

Leia a entrevista com o coordenador de projetos ambientais do Yázigi Internexus Aracaju e Arquidiocesano, José Bezerra para a coluna de TB no Jornal da Cidade.







Ele foi aluno do Colégio Arquidiocesano, onde é coordenador ambiental e responsável pelo projeto Cheirinho de Mato. Professor de Biologia e Educação Ambiental há mais de 20 anos, tem sua trajetória profissional estreitamente vinculada à proteção da natureza e, coroando com êxito o seu engajamento ecológico, foi convidado para coordenar o Projeto de Educação Ambiental do Yázigi – iniciativa inovadora e vitoriosa que mobiliza todas as unidades Yázigi do país. Vamos saber mais a respeito.


Thaïs Bezerra – Como você se tornou parceiro do Yázigi e Coordenador do Projeto de Educação Ambiental?
José Bezerra - O compromisso do Yázigi com relevantes causas ambientais e de preservação, aliado à excelência na qualidade do ensino de idiomas sob a direção pujante e atenta de Antelmo Almeida foram decisivos para que eu aceitasse participar deste projeto consistente e responsável.


TB – De quais projetos ambientais você tem participado?
JB - Os mais conhecidos são “Aprenda na Fazenda” (que levou milhares de alunos a vivenciar a educação ambiental e a biologia viva, que não está nos livros), o Mundo dos Insetos e o Vale dos Dinossauros (réplicas do artista plástico Ivo Gato, que nos possibilitaram conhecer cada detalhe da anatomia dos animais), ações desenvolvidas na fazenda Boa Luz e o projeto Cheirinho de Mato, do Arquidiocesano, que recebeu o Prêmio Sócio-Ambiental Brasileiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com o incentivo do Mons. Carvalho e da coordenadora Neuza Pinto. E agora, no Projeto de Educação Ambiental Yázigi, desenvolvemos a Campanha de Cidadania Ecoefficiency.


TB - O que é Ecoeficiência ?
JB - São alternativas para produzir bens e serviços utilizando menos recursos naturais (água, energia, matéria-prima) e produzindo menos resíduos - menor geração de lixo, seu destino correto e aproveitamento no processo produtivo.

TB – Em que consiste o projeto de educação ambiental desenvolvido pelo Yázigi?

JB - A rede Yázigi Internexus criou a Campanha de Cidadania Ecoefficiency para todas as franquias e conta com parceiros ecologicamente conscientes, como a Fundação Espaço ECO e a BASF para desenvolver uma ferramenta que mensure a ecoeficiência nas residências e nas escolas. É inovador e motiva a participação, já que todos percebem o resultado de seus esforços se multiplicando.

TB – E como funciona?

JB - Os alunos e funcionários terão acesso a esse medidor, o “ecotermômetro”, via Internet e poderão avaliar seus hábitos de consumo de energia, água e meio de transporte que utilizam. São cerca de 400 escolas no Brasil, 80 mil alunos e mais de 4 mil funcionários beneficiados com o programa e material pedagógico de apoio para a inserção do tema ecoeficiência nas aulas.


TB - Qual será o primeiro tema / foco deste trabalho?
JB - A Rede de idiomas elegeu como foco de sensibilização de seus alunos, franqueados e colaboradores o tema aquecimento global, concentrando esforços na disseminação da prática de ecoeficiência que propõe melhorias ambientais sem deixar de lado os aspectos econômicos.


TB - E a metodologia para alcançar estas metas?
JB -Ao longo do ano as unidades Yázigi desenvolverão atividades pedagógicas, ações estratégicas de sensibilização e eventos que oferecerão um olhar mais aprimorado e atento sobre a sustentabilidade, estimulando os alunos a adotar melhores práticas em suas casas com base no conceito da ecoeficiência.

TB -Há perspectivas e ações planejadas para Sergipe?

JB - Consolidar o Yázigi Aracaju como sustentável a partir de questões ecológicas e econômicas com proposta educacional para os colaboradores, alunos, suas famílias e as comunidades que resultem em economia e uso consciente dos recursos.


TB – Através de quais ferramentas?
JB - Comportamentos ambientalmente corretos, oferecimento dos meios efetivos para compreensão dos fenômenos naturais, ações humanas e suas conseqüências, desenvolvimento de suas potencialidades para a construção de uma sociedade socialmente justa, em ambiente saudável. Nossos recursos serão o Sebo Solidário, o Click Eco Trilhas, Mostras de Vídeo e fotografias com Impactos Ambientais, Eco Expo, Workshop Ambiental, implantação de Coleta Seletiva de pilhas, baterias portáteis e óleo de cozinha, Lojinha Ecoeficiência (bolsas e camisas ecológicas, Pet Tree, Kit Mini Horta, etc.) e Fábrica Ecológica (inclusão e sustentabilidade sócio-ambiental).

TB – O Yázigi possui histórico na sua preocupação ambiental?

JB - Desde a década de 60 o Yázigi conscientiza seus alunos acerca da preservação do meio ambiente, com atividades pedagógicas em inglês mostrando as riquezas da floresta amazônica e a necessidade de preservar a natureza.