quarta-feira, 29 de julho de 2009

Educação Ambiental no Rio Sergipe






Foi um sucesso a expedição pedagógica de sensibilização ambiental realizada no último domingo pelo Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato do Arquidiocesano. A iniciativa visa conscientizar os alunos para a necessidade de preservação e proteção do meio ambiente.

Sob o comando do Professor de biologia e de Educação Ambiental, José Bezerra, alunos do ensino médio em um barco percorreram o rio Sergipe, parando nas margens próximas para recolher o lixo encontrado, foi um verdadeiro mutirão de limpeza.

Foram trabalhados diversos conceitos, dentre eles as questões ambientais que afligem a Bacia do Rio Sergipe como o desmatamento, o assoreamento, o esgoto e o lixo, causados pelo crescimento urbano e pelo desenvolvimento industrial que submetem a Bacia à intensa poluição, resultante dos efluentes domésticos e industriais, além de doenças veiculadas pela água. Todos esses assuntos foram utilizados pelos alunos em um documentário ambiental produzido durante a expedição.

“Educação ambiental deve ser prioridade no Brasil e no mundo! conscientização ambiental, fortalecimento da cidadania para a população como um todo, para que possam, acima de tudo, criar novas atitudes, comportamentos e estimular a mudança de valores individuais e coletivos”, afirmou o educador ambiental José Bezerra, muito satisfeito com os resultados.