sexta-feira, 6 de maio de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Nossos Biomas - Mata Atlântica

Os anfíbios da Mata AtlânticaAtraídos pela grande umidade da Mata Atlântica, mais de 500 espécies de sapos, rãs e pererecas vivem no bioma. O CD-Rom Guia Interativo de Anfíbios da Mata Atlântica reúne informações sobre várias delas – desde as suas estratégias de defesa até a forma como coaxam

Você sabe porque os sapos, rãs e pererecas são chamados de anfíbios? Porque eles nascem na água, em forma de girinos, e vão sofrendo metamorfoses, até a fase adulta, quando passam a viver em ambiente terrestre. Esse "estilo de vida" combina perfeitamente com o significado da palavra anfíbio, que quer dizerduas vidas: uma na água e uma na terra. Legal, não?

Para conseguir viver nesses dois ambientes, os anfíbios possuem algumas características únicas: por exemplo, na fase adulta, eles passam a respirar pelo pulmão, mas não deixam de realizar a respiração cutânea - isto é, feita pela pele -, que faziam quando pequenos. Por isso, apesar de viverem em ambiente terrestre, precisam manter sua pele sempre úmida, o que faz com que procurem ambientes com bastante umidade para morar, como, por exemplo, a Mata Atlântica.

Cerca de 500 espécies de sapos, rãs e pererecas vivem, atualmente, neste bioma e, pelo menos, 70 delas estão reunidas no CD-Rom Guia Interativo de Anfíbios da Mata Atlântica, que conta um pouco dos hábitos de cada espécie. Entre eles: modo de reprodução, estratégia de defesa, atividades de predação e forma de coaxar. Dá até para escolher o seu coaxo preferido e baixa-lo como toque de celular!

O CD-Rom - produzido pela Editora Neotropica, em parceria com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - será lançado no dia 20 de maio. A partir desta data, ele estará à venda nas livrarias do Brasil e, também, pela internet, para ser "devorado" pelos fãs dos anfíbios.

Fonte: Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável