quarta-feira, 18 de maio de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?” ÁRVORE: OITI

O objetivo principal do Programa desenvolvido pelo professor José Bezerra é popularizar espécies da fauna e flora nativas. Divulgar a fauna e a flora nativa é muito importante, já que conhecendo melhor nossas espécies nativas de Sergipe e também algumas da fauna brasileira ameaçadas de extinção, as pessoas terão mais consciência para protegê-las.

Árvore: Oiti

Nome Popular: OITI-DA-PRAIA, GUAILI, OITI-MIRIM, OITIZEIRO

NOME CIENTÍFICO: Licania tomentosa (Benth.) Fritsch

FAMÍLIA: Chrysobalanaceae

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:

ÁRVORE de 8-15 m de altura, de copa frondosa.

FRUTO aromático e saboroso, oval, de aproximadamente 5 cm de comprimento, de casca carnosa e amarela quando maduro, de polpa fina, amarela, fibrosa e pegajosa, e dotado de um grande caroço, onde se encontra a semente.

SEMENTE envolta por um tecido rígido.

FOLHAS simples, ovais, alongadas, bordas lisas, superfície lisa e brilhante, coberta por penugem em ambas as faces, mais evidentes quando jovens, de 7-14 cm de comprimento por 3-5 de largura.

FLORES pequenas e brancas, de pétalas curvas, agrupadas em cachos.

TRONCO de 30-50 cm de diâmetro.

FLORAÇÃO ocorre durante os meses de junho-agosto. Seus frutos amadurecem em janeiro-março.

USO/ÁRVORE fornece ótima sombra, sendo por isso preferida para plantios em praças, jardins, ruas e avenidas de cidades do norte do país e de regiões litorâneas.

USO/MADEIRA pesada, dura, resistente, uniforme e de longa durabilidade. Empregada na construção civil, em obras externas, como estacas, postes e dormentes, na construção de embarcações e quilhas de navios, etc.

USO/OUTRAS UTILIDADES O fruto é muito procurado pela fauna em geral.

OBTENÇÃO DE SEMENTES Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão. Semeá-los com polpa e tudo. Caso se queira armazenar as sementes, despolpar os frutos manualmente.

PRODUÇÃO DE MUDAS Sem nenhum tratamento, colocar os frutos recém-colhidos ou sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobri-los com uma camada de 1,5 cm de substrato e irrigar diariamente. A emergência ocorrem em 10-20 dias e a taxa de germinação é superior a 90% com sementes frescas. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido.

Durante a Oficina foram plantadas mudas de Oiti e Mamoeiro.

Mamoeiro

Carica papaya

Frutos o ano todo. A planta e os frutos verdes produzem um látex do qual se extrai a papaia, empregada em culinária como amaciantes de carnes e nas indústrias de cervejas, farmácias, queijos, curtumes, etc. Das folha, frutos e sementes, extrai-se um alcalóide - a carpaína - usado como ativador cardíaco. Há mais de 57 espécies conhecidas, mas, no Brasil, são plantados três tipos diferentes: mamão comum, papaia(solo e sunrise-solo) e, mais recentemente, o formosa. O papaia e o formosa são muito bem aceitos no mercado, pelo sabor e pelo preços compensadores. O formosa, maior, resiste melhor ao transporte, tem teor de açúcar mais elevado, facilidade para obtenção de sementes e grande estabilidade genética.

Fonte: Um pé de quê?