domingo, 10 de abril de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: O poder do Sol: Energia solar aumenta qualidade de vida na África

Os painéis solares instalados no sudeste africano, pela ONG SolarAid, aumentaram a qualidade dos sistemas públicos de educação e saúde da região, transformando a vida de diversas comunidades carentes


Placa Solar instalada em escola infantil no interior do Quênia: luz do sol possibilitou dobrar a quantidade de alunos nos colégios.

Todo dia que o Sol dá as caras na zona rural do sudeste africano é um indício de que vai haver aula nas escolas da região. Foi graças à energia solar que milhares de jovens puderam retomar (ou até iniciar, em alguns casos) os estudos. Como muitas regiões da África sofrem com a falta de energia elétrica, um grupo de voluntários criou uma força-tarefa para instalar painéis solares nas escolas, possibilitando que os alunos pudessem aprender também a noite, quando os colégios costumavam ficar fechados por falta de eletricidade.

Com a energia limpa vinda dos raios de sol, foi possível retomar as aulas em 108 escolas da região. A captação de energia solar também permitiu que os estudantes tivessem acesso ao computador e à internet, buscando conteúdos na rede e aprendendo de uma maneira diferente daquela a que estavam acostumados. Essa é apenas uma das ações da SolarAid, ONG que trabalha para gerar energia para as comunidades africanas. Com atuação em países como Quênia, Tanzânia, Maláui e Zâmbia, a instituição já conseguiu levar energia para mais de 10 mil residências e mais 19 clínicas, além de hospitais e comércios. Com base em Londres, a SolarAid capacita voluntários para ensinarem os próprios moradores dessas comunidades a instalarem as placas fotovoltaicas (que transformam raios de sol absorvidos em energia elétrica) e ainda incentiva o empreendedorismo, à medida que possibilita que os habitantes capacitados passem a vender (por preços justos, claro) os produtos criados pela ONG com o selo SunnyMoney, que vão desde luminárias para as casas a carregadores de celulares e outros equipamentos.

Com um investimento de menos de 1,5 milhão de libras até agora, a instituição conseguiu gerar empregos, resolver o problema de falta de energia em 45% das comunidades carentes do sudeste africano, aumentar a incidência de crianças e adolescentes nas escolas e ainda promover o uso de uma energia limpa e renovável que, além de tudo, faz bem aos próprios moradores - que, assim, deixaram de consumir cerca de 2,3 milhões litros de querosene tóxico à saúde.

Fonte: Rafael Tonon,Revista Vida Simples

O que é um coletor solar?

Um coletor solar é um dispositivo, que utiliza a energia solar na forma ativa, capaz de transformar a radiação solar em energia térmica, através do aquecimento de um fluido.

Tem muitas vantagens:

• Energia Solar não polui durante seu uso

• As placas solares estão cada vez mais eficientes, podendo captar mais energia luminosa.

• Não precisa de linhas de transmissão (fios elétricos) para chegar ao local.

• A utilização dessa energia ajuda a diminuir a demanda energética.

E o melhor de tudo é que essa energia é limpinha e não causa impactos ambientais como a energia gerada por Usinas Nucleares, Hidrelétricas e Termoelétricas.

Utilizando a energia solar, você e sua família podem ter uma casa sustentável em energia! Dessa maneira, vocês praticam a Permacultura, que é entender que no nosso ambiente tudo está conectado e é útil para alguma coisa; no caso a energia do Sol é útil para gerar energia elétrica e energia em forma de calor.

Faça parte deste ciclo! Peça para o papai e para a mamãe pesquisarem mais sobre as placas de energia solar e colocarem em sua casa.

Vamos aproveitar a energia do Sol e cuidar do nosso Planeta!