terça-feira, 19 de abril de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato:Plantar Árvores Nativas é fundamental para garantir a Biodiversidade local

Na Oficina no viveiro de Mudas, com o professor José Bezerra, os alunos aprendem a prepará-las, conhecem espécies de mata atlântica, caatinga e compreendem a importância desses ecossistemas.

A importância das árvores nativas
Árvores nativas são aquelas cuja presença é natural em uma região, ou seja, árvores que a natureza gerou e fez evoluir em um determinado ambiente.

O fato de as espécies nativas serem naturalmente adaptadas às regiões onde ocorrem é muito importante para o equilíbrio ambiental, pois existem complexas relações dos demais seres vivos com essas árvores.

Importantes elementos da natureza, elas são vitais para o funcionamento dos ecossistemas onde estão inseridas.

Cada espécie de árvore nativa possui características próprias e, por isso, deve ser valorizada pelos diversos benefícios que pode proporcionar.

Em 2011, durante as Oficinas com o professor José Bezerra os alunos plantaram sementes de Árvores da Mata Atlântica como: Oitizeiro, Pau Ferro, Ipê-amarelo, Aroeira, Cajueiro, Sapucaia e Mangabeira.

Árvores Nativas são importantes fontes de abrigo e alimentação para a fauna nativa.

Árvores Nativas contribuem para o equilíbrio ecológico dos ambientes, especialmente em centros urbano.

Árvores são “máquinas” complexas e silenciosas que auxiliam na despoluição do ar. Pesquisas realizadas na Alemanha comprovaram que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é quatro vezes menor comparado às que não possuem vegetação.

Árvores Nativas aproximam a natureza das pessoas. O perfume exalado pelas flores, o efeito sonoro produzido pelas copas e ramos das árvores quandoimpulsionados pelo vento, o som dos insetos e demais animais silvestres a ela associados e o canto dos pássaros podem alegrar o dia-a-dia.