O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato, iniciado em março de 2006, tem a autoria do professor de Educação Ambiental e Biologia José Bezerra Neto. Trabalha a educação ambiental na escola e na residência do aluno, para formar defensores do meio ambiente.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Projeto Cheirinho de Mato plantou Árvore no Bosque da Sabedoria da Unit
domingo, 24 de abril de 2011
Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?” Mangabeira
O objetivo principal do Programa desenvolvido pelo professor José Bezerra é popularizar espécies da fauna e flora nativas. Divulgar a fauna e a flora nativa é muito importante, já que conhecendo melhor nossas espécies nativas de Sergipe e também algumas da fauna brasileira ameaçadas de extinção, as pessoas terão mais consciência para protegê-las.
Árvore símbolo do Estado de Sergipe: Mangabeira
Família: Apocynaceae
Características morfológicas:
Árvore de 5-
tronco tortuoso e ramificado, de 20-
folhas simples, brilhantes, com textura de couro, de 7-
flores brancas e perfumadas, surgem de um mesmo ponto do ramo, em cachos de 1-7 flores e de aproximadamente
uso/madeira leve, esponjosa, macia e fácil de trabalhar, pouco resistente e de baixa durabilidade natural. Empregada apenas para caixotaria e para lenha e carvão.
Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?” Umbuzeiro
Árvore: Umbuzeiro
umbu, imbu, ombuzeiro, ambu, giqui, imbuzeiro, taperebá
Nome científico: Spondias tuberosa Arruda
Características morfológicas:
Fonte: Um pé de quê?
sábado, 23 de abril de 2011
Cheirinho de Mato: Vacine seu cão contra a cinomose
Vacine seu cão contra a cinomose
Se o seu cachorro de estimação apresenta sintomas como perda de apetite, apatia, febre, secreção nasal ou ocular, perda de coordenação motora, convulsões ou tremores musculares involuntários, atenção: ele pode estar com cinomose. Trata-se de uma doença transmitida por vírus, que pode levar à morte.
Para ajudar a combater essa doença, a ONG WSPA - sociedade Mundial de Proteção Animal, em parceria com a Merial Saúde Animal, lançaram a campanha Cinomose Aqui Não!*. Além de envolver médicos e clínicas veterinárias de todo o país, a campanha tem divulgação em redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube.
No Brasil, apenas um a cada cinco cães são vacinados contra a cinomose. Não há vacinação pública, portanto os proprietários de cães devem levar seus animais a um médico veterinário. Para aumentar o número de cachorros não vacinados, a Merial repassará 5% das doses da sua vacina Recombitek vendidas para ONG, que por sua vez enviará doses a organizações afiliadas em todo o país. Além disso, milhares de cães abandonados serão vacinados contra a cinomose sob a supervisão de veterinários.
Fonte: Marina Franco - Planeta Sustentável
Oficinas no Cheirinho de Mato: Consumo consciente de água
Veja algumas dicas de consumo consciente de água:
Podem ajudar você a economizar esse precioso recurso, que, ao contrário do que se pensa, é finito.
1. Evite banhos longos
Se metade da população de uma cidade de 100 mil habitantes reduzir o tempo do banho diário de ducha de 15 para 5 minutos, a água economizada ao longo de um ano seria suficiente para abastecer todas as necessidades de água de todos os habitantes dessa cidade por mais de 7 meses e meio. Com isso, não seria necessário o governo investir em mais estações de tratamento de água.
Dica Consciente: Reduza o seu tempo de banho e ajude a economizar dinheiro público que seria gasto no tratamento e distribuição de água, e torna possível investir, por exemplo, em educação, tão necessária para a população brasileira.
2. Escove os dentes de torneira fechada
Se as 1,5 milhões de pessoas de Recife resolvesse passar a escovar os dentes 3 vezes por dia com a torneira fechada, a água economizada em apenas dois dias seria suficiente para abastecer por 1 dia todas as necessidades de água de quase todos os 397 mil habitantes de Florianópolis.
Dica Consciente: Converse com amigos e familiares para sensibilizá-los para essa mudança tão simples nos hábitos de consumo: manter a torneira fechada na hora de escovar os dentes.
Uma máquina de lavar roupas, com capacidade para 5 quilos, usa
4. Fique atento e concerte vazamentos
Um buraco de
Dica Consciente: Se, de repente, a conta da água aumentar consideravelmente sem nenhum motivo aparente, procure um profissional para verificar se há vazamentos em sua casa. Assim, você contribui para haver mais água disponível. É bom para o seu bolso, é bom para o planeta.
Fonte: Akatu
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Cheirinho de Mato: Dia da Terra
O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
“A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Sentimo-nos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser…”
Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
Fonte: Wikipédia