quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TB Entrevista - José Bezerra Neto



Com a segunda maior votação do Brasil, o professor de Biologia e Educação Ambiental José Bezerra Neto é o vencedor do Prêmio Betinho no Município de Aracaju. Sua trajetória profissional é vinculada à proteção da natureza, e graças a seus inúmeros projetos em prol da comunidade em escolas públicas e particulares de Sergipe, tem destacado a educação ambiental no Estado. Nas suas aulas, a educação ambiental é abordada de maneira sistemática e transversal, nos diversos níveis de ensino, e os seus alunos participam de aulas de campo, oficinas, ações de arborização e reflorestamento, recolhem lixo de praias e rios, fazem trilhas e outras atividades que lhes permitem aplicar e multiplicar o conhecimento adquirido.

O Prêmio Betinho

Lançado pelo COEP em 2008, o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã visa a valorização das pessoas engajadas diariamente na luta contra a fome e a promoção da cidadania. Para Bezerra, o prêmio veio como um reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muitos esforços. “Contribuir nas mudanças de hábito e ver que isso tem permitido que os jovens se tornem multiplicadores de ações a favor do meio ambiente é um honra”, conclui.

THAIS BEZERRA - Como e quando começou a desenvolver projetos na área ambiental?
JOSÉ BEZERRA NETO - Desde que comecei a lecionar como professor, senti a necessidade de sair do ambiente de sala de aula. Comecei desenvolvendo aulas ao ar livre, levando os alunos para o pátio da escola. Depois, passei a dar aulas em áreas de preservação ambiental como a Serra de Itabaiana. Observei o fascínio dos alunos e o quanto aquele contato com a natureza era importante. Só depois é que implementei alguns projetos como o “Aprenda na Fazenda” na Fazenda Boa Luz, que teve forte repercussão dentro e fora do Estado [através das reportagens do jornal O Globo e do programa da Xuxa], e também o “Cheirinho de Mato”, que conta com quase sete mil metros quadrados integrados à escola (Arquidiocesano) e está em plena atividade. Em relação a esse projeto, sou o responsável pela execução de todas as atividades.

TB - Como as aulas de educação ambiental podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos alunos e, consequentemente, de suas famílias?
BEZERRA - Sensibilizando, mudando a concepção e o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. Ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente é plantar uma semente para colher um futuro sustentável. É o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental e à melhoria na qualidade de vida.

TB - Como tem sido a receptividade dos alunos? Quais os resultados já observados quanto à conscientização dos mesmos?
BEZERRA - Os alunos adoram as oficinas que são realizadas uma vez por semana e ficam contando os dias para chegar logo o dia no Cheirinho de Mato. É notável uma mudança do comportamento em relação ao meio ambiente, tanto dos nossos alunos como das suas famílias, principalmente em relação a animais silvestres e domésticos, economia de água e energia, uso de ecobag.

TB - De que forma a educação ambiental, no contexto escolar, contribui para o sistema educativo e o bem estar coletivo?
BEZERRA - Através da educação ambiental na sala de aula, os alunos são conscientizados sobre os problemas que envolvem o meio ambiente. Além disso, no caso do projeto que desenvolvo, o Cheirinho de Mato, há oficinas onde aprendem sobre a importância de economizar água, energia, fazer coleta seletiva do lixo, plantar árvores, respeitar os seres vivos, denunciar as empresas que poluem o meio ambiente, além de cobrar dos governantes o cumprimento das leis que protegem a natureza etc. Tudo isso ajuda a promover uma mudança de comportamento, faz com que o aluno perceba a sua integração com o meio ambiente e a responsabilidade que possui na sua conservação.

TB - Em que consiste o Projeto Clic Trilha Ecológica?
BEZERRA - Nesse projeto, os alunos são sensibilizados e estimulados a interagir ao máximo com a natureza, parando bem próximos às árvores para observar bromélias, orquídeas e as relações ecológicas. Eles percorrem trilhas e fotografam a fauna, flora e paisagens das regiões naturais. Ao longo do trajeto, atravessam pontes, riachos, troncos caídos e encontram pela frente paredões, grutas e nascentes de rios importantes.

TB - Como foi conquistar o Prêmio Betinho? E o que isso representa para sua carreira?
BEZERRA - Com esse prêmio, o sentimento foi de reconhecimento pelas atividades que realizo. Foi muito importante para reforçar o comprometimento com a causa ambiental e reafirmar as convicções em relação ao meio ambiente e à solidariedade.

TB - Como você se sente ao conquistar o Prêmio Betinho?
BEZERRA - Sinto-me honrado pelo reconhecimento de todo o trabalho e dedicação despendidos à causa ambiental e a meus alunos.


Fonte:Jornal da Cidade