segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Educação Ambiental no Manguezal









Um dos principais ecossistemas do planeta, o Manguezal é um ambiente de transição formado pelo encontro das águas dos rios com as do oceano, ocorrendo em regiões litorâneas. Conhecido como berçário da vida no mar, esse ecossistema onde a vida brota e se desenvolve, durante muitos anos vem sendo degradado pelo homem, que lança seus efluentes, o lixo e principalmente pela ocupação desordenada.

Com o objetivo de conhecer “in loco” as principais características desse ecossistema, os alunos da Tia Isabela do Arqui-Farolândia tiveram aula no manguezal com o professor José Bezerra, onde puderam conhecer na prática o que aprenderam na sala de aula e durante as oficinas do projeto.

Durante a Expedição Pedagógica os estudantes observaram o mangue vermelho identificada pelas raízes escoras que partem do tronco e ramificam-se antes de atingir o solo e o mangue branco, uma árvore de menor porte. Da fauna viram: o caranguejo uçá, o chama-marés e os aratus. Observaram também como funciona o manguezal, o prejuízo da poluição e materiais não biodegradáveis dentro do ecossistema e perceberam o quanto à ação do homem tem provocado desequilíbrio no meio ambiente e a importância de proteger esse rico ecossistema.

Ao longo do ano o projeto de educação ambiental Cheirinho de Mato desenvolve atividades pedagógicas dentro e fora do Colégio, que reforçam os princípios de conscientização e preservação dos recursos naturais, além do incentivar atitudes e hábitos ecologicamente corretos.

Veja as fotos da turminha da Tia Isabela com o prof.José Bezerra no Manguezal, no povoado Mosqueiro, em Aracaju, Sergipe.