quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Educação Ambiental na Praia











Os Alunos da Tia Carol Teixeira do Arqui-Farolândia, Colégio coordenado por Neuza Pinto, tiveram aula de educação ambiental, cidadania e realizaram a coleta do lixo encontrado na areia da praia. O plástico foi sem sombra de dúvidas, o principal vilão na sujeira das praias. Mais da metade de tudo o que foi encontrado pelos alunos era algum tipo de plástico. Fraldas descartáveis, latas, garrafas de refrigerante e de bebidas alcoolicas, tampinhas, sacolas de mercadinho, pedaços de brinquedos, tudo foi catado na areia.

De acordo com o professor de Educação Ambiental e biologia do Arquidiocesano, José Bezerra “Trazer alunos à praia e fazer com eles a limpeza é de suma importância, pois só assim são sensibilizados e têm a noção exata da quantidade de lixo que é jogado nas praias e rios, para que assim conheçam a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, como eles são agentes multiplicadores, acabam transmitindo isso aos pais e à população”.

O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato promove a coleta seletiva e reutilização dos materiais feitos de papel, plástico, metal e vidro produzidos na escola ou na residência dos alunos para a fabricação de jarros para plantas e brinquedos. Além disso, grande parte do produto obtido na coleta é doada para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE). A coleta de lixo na praia permite que os estudantes conheçam mais sobre a geração, coleta e destino dos resíduos sólidos.