quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Professor sergipano recebe prêmio Betinho 2010


O professor e educador ambiental José Bezerra Neto realiza projetos na área social há mais de 20 anos. Suas ações envolvem educação e meio ambiente nas escolas e associações em Aracaju (SE). Graças aos diversos projetos realizados na área, ele – que é ex-aluno e hoje professor do Colégio Arquidiocesano – foi indicado e ganhou o Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2010, sendo um dos dois mais votados do Brasil.

A votação da terceira edição do Prêmio Betinho chegou ao fim no dia 30 de novembro. Desde o dia 9 de agosto, quando foi lançado, foram computados 56.507 mil votos de reconhecimento às atitudes de pessoas de todo o país que se mobilizam de diversas formas para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda ou das localidades onde vivem.

“Com a educação ambiental, a comunidade mudou hábitos alimentares e suas atitudes com relação ao lixo, o saber fazer através da solidariedade, entre outros. Sinto-me honrado pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de todos esses anos. É uma honra receber esse prêmio porque só vem reafirmar nosso compromisso com o meio-ambiente e a solidariedade com as pessoas. E não é só meu, é meu e de meus alunos, que me ajudam a desenvolver meus projetos”, afirma o professor.

O foco é amplo. Suas ações abrangem desde temas como reflorestamento; despoluição de rios e margens, preservação dos animais silvestres; plantio de árvores em bosques, praças e avenidas de Aracaju; até coleta seletiva e economia de energia e água. Além desses projetos, que já somam mais de 17, ele ajuda a realizar campanhas de arrecadação de alimentos e captação de ração para cães e gatos.

Todo esse trabalho promove a conscientização ambiental e social de jovens e crianças. “Depois da visitação a uma creche com alunos de uma escola, esses alunos viram uma realidade bem diferente da deles, e, incomodados com a situação, passaram a ser mais solidários com as pessoas mais necessitadas”, explica José.

Esta é a primeira vez que o professor é indicado ao prêmio. Apesar de ter saído vitorioso, ele nunca pensou que algum dia fosse recebê-lo. “A indicação a esse prêmio não foi uma meta, mas sim consequência de todo o trabalho desenvolvido. O Cheirinho de Mato foi muito importante, sem dúvida, para esse reconhecimento, mas os outros projetos que desenvolvi nesses mais de 20 anos em prol da comunidade e meio ambiente também foram importantes, tais como as oficinas de educação ambiental para escolas públicas, a despoluição de rios e margens, além das várias campanhas de arrecadação de alimentos e de ração para cães e gatos”, disse Bezerra.

Segundo o professor, as aulas de educação ambiental podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos alunos e, consequentemente, de suas famílias, sensibilizando, mudando a concepção e o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. “Ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente é plantar uma semente para colher um futuro sustentável. A Educação Ambiental é um instrumento eficaz de interação entre a sociedade e a natureza. É o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental e à melhoria na qualidade de vida”, completou.

O Prêmio

O Prêmio foi lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) em 2008, buscando valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Ele quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um – do seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também serve de estímulo para que todos encontrem sua forma de participação.

Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17 mil votos, provenientes de 674 localidades, e 33 vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano, recebeu simbolicamente o troféu em nome dos vencedores: uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra. Em 2009, o Prêmio teve ainda mais participantes. Foram cerca de 78 mil votos de 1.410 localidades e 32 vencedores.

O COEP é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1,1 mil organizações, públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras); mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros; 29 municípios e mais de 12,5 mil participantes da Rede Mobilizadores. A Rede Mobilizadores reúne pessoas, do Brasil e do exterior, que atuam ou desejam atuar na área social. Os (as) participantes interagem e aprimoram conhecimentos e práticas na área social por meio do site www.mobilizadores.org.br.
Fonte: Jornal da Cidade, http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=85750