terça-feira, 2 de agosto de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”: Produção de Mudas

Que Bicho é esse?  Que Árvore é essa?
A maneira como nos relacionamos com o meio ambiente define a nossa qualidade de vida. Pensando nisso o Projeto Cheirinho de Mato implantou o Programa Que Bicho é esse?  Que Árvore é essa? que tem como objetivo principal popularizar espécies da fauna e flora nativa. Esses animais e árvores, na sua maioria, são pouco conhecidos e os livros didáticos, via de regra, não têm o hábito de divulgá-los, dando preferência a girafa, elefante, tigres ou leões que são animais de outros países. Divulgar a fauna e flora nativa é muito importante, já que conhecendo melhor nossas espécies nativas de Sergipe, também algumas da fauna brasileira ameaçadas de extinção as pessoas terão mais consciência para protegê-las. 


 O programa esta dividido em três etapas:
 -Escolha a nossa mascote: os alunos, os pais e comunidade vão acessar o site do Colégio conhecer o Macaco Guigó, o Ouriço Preto, a Preguiça de Coleira  e o Tamanduá Mirim, votar em um animal da fauna sergipana elegendo um deles para ser a  mascote do Projeto.


- O Bicho e a Árvore do mês: através de informativos mensais e cartazes vão conhecer mais sobre animais e plantas espécies nativas do Estado e também da fauna brasileira principalmente os ameaçados de extinção, tornando popular o conhecimento científico, estimular o interesse de professores, alunos, pais e comunidade pelos temas da biodiversidade.


-Nossos Biomas: Durante as oficinas com eco quadros os alunos vão conhecer mais sobre a Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa, Costeiro e Amazônia. Aprender sobre as pressões provocadas pelo crescimento urbano, pelas queimadas, pela extração ilegal de madeira, além de outras ameaças, como o tráfico e comércio ilegal de animais e plantas nativas, além das formas de evitar a degradação ambiental e sua importância para a manutenção da vida.


A Educação Ambiental no projeto Cheirinho de Mato, de autoria e execução do professor José Bezerra,  além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais como: o solo, o ar, a água, a flora e fauna, desenvolve princípios e práticas que possibilitam a construção de um mundo sustentável. Fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam essas espécies e os riscos que elas correm e se disponham a tomar atitudes cotidianas para proteger nossas plantas e animais. 


Na Oficina no viveiro de mudas os alunos aprendem com o professor José Bezerra a preparar mudas, conhecem plantas ornamentais, espécies de mata atlântica, caatinga e compreendem a importância desses ecossistemas.