terça-feira, 30 de agosto de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Horta Orgânica (Com as mãozinhas na Terra)

Plantar uma horta é uma ótima maneira de ensinar as crianças a cuidar do planeta.


Plantar uma horta é uma ótima maneira de ensinar as crianças a proteger o meio ambiente. Cuidar das plantas é um momento especial para as crianças.


Plantando e cuidando de uma horta, a criança aprende a:

1- Proteger a natureza


 Enquanto mexem com as plantas, os pequenos aprendem a importância da água e da terra. Eles descobrem como esses elementos são fundamentais para que tanto eles próprios quanto a plantinha cresçam saudáveis.


2 - Comer melhor


Crianças que planta uma horta se alimentam muito melhor. Ao cuidar dos alimentos, elas ficam com mais vontade de comê-los.


3. Ter curiosidade 


Acompanhar a transformação das sementes em plantas faz a cabecinha da criança fervilhar de dúvidas sobre o crescimento dos seres vivos. Além disso, a horta precisa de cuidados diários. Isso estimula a ter responsabilidade.


4. Reaproveitar os alimentos


Usar as cascas de frutas e restos de alimentos para adubar as plantinhas é uma ótima maneira de ensinar que o lixo pode ser reciclado. Recipientes como latinhas, copos de requeijão e caixas de leite viram lindos vasinhos para os vegetais.


5. Ser mais ecológico


Ao cuidar da horta, a criança se sente mais integrada ao meio ambiente e percebe que as plantas precisam da ajuda dos humanos para crescer.

Elas percebem que fazem parte do meio ambiente e observam o ciclo de vida de um organismo, com nascimento, crescimento, maturação, decadência e morte.


Ensinar a criança a cultivar e a regar na medida certa. 



 Conscientizando desde cedo, ela protegerá a natureza sem encarar isso como obrigação.