quarta-feira, 30 de março de 2011

Plásticos matam tartarugas marinhas

Parecem peças de um mosaico colorido. Mas pedaços de plástico de diversos tamanhos e cores foram encontrados no estômago de uma jovem tartaruga marinha, que perdeu sua batalha contra a onda crescente da poluição. Ambientalistas acreditam que imagem ilustra o efeito mortal que nossa cultura vem exercendo sobre a vida marinha.

Tartarugas marinhas tem a confundir sacos de plástico com águas-vivas, um de seus alimentos prediletos, comenta o Daily Mail. O plástico trava o sistema digestivo, levando a uma lenta e agonizante morte por fome. Na última edição da Marine Turtle Newsletter, biólogos disseram em um estudo que 75% das tartarugas que examinaram haviam comidos restos de plástico. Uma delas tinha engolido quatro tipos de balão e um pedaço de carpete .

Pedaços de plástico podem causar danos internos fatais, perfurando órgãos e causando um bloqueio intestinal. Os autores do estudo, Colette Wabnitz da Universidade da Colúmbia Britânica, e Wallace Nichols, da Academia de Ciências da Califórnia, afirmaram: "Os corpos de quase todas as espécies marinhas, incluindo algumas das espécies mais vulneráveis e selvagens do planeta, que passam quase toda sua vida longe dos humanos, agora têm plástico em seus organismos. Mais de 260 espécies ingeriram algum tipo de plástico ou foram emaranhadas nele". No mundo todo, são produzidas 260 milhões de toneladas de plástico por ano - apenas meia tonelada foi produzida em 1950. Um bilhão de sacolas de plástico são distribuídas de graça todo dia, e uma entre três acaba no oceano. E, apesar dos alertas, supermercados britânicos distribuíram 5% a mais delas no ano passado que em 2009.

"As tartarugas marinhas passaram cem milhões de anos nadando em oceanos livres de poluição, e agora são o emblema triste dos impactos de nossa sociedade consusmista e das espécies em extinção", disse Nichols.

Fonte: Planeta Urgente, Foto: Cesarharada / Creative Commons