Nas Oficinas com o professor José Bezerra os alunos aprendem sobre a importância de economizar água, energia, fazer coleta seletiva do lixo, plantar árvores, respeitar os seres vivos, denunciar as empresas que poluem o meio ambiente, além de cobrar dos governantes o cumprimento das leis que protegem a natureza etc. Tudo isso ajuda a promover uma mudança de comportamento, faz com que o aluno perceba a sua integração com o meio ambiente e a responsabilidade que possui na sua conservação.
Como funciona a farmácia viva?
A farmácia é uma coleção de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento de alguns tipos de doenças, a exemplo de gripes, resfriados, problemas estomacais e dor de cabeça. Nessa oficina, os alunos conhecem várias espécies de plantas medicinais, seu cultivo, técnicas de manipulação e suas aplicações. Depois, levam para casa as plantas, acompanhadas de sua ficha técnica com todas as informações e recomendações sobre seu uso.
A farmácia viva é uma atividade rica, à medida que crianças, jovens e adultos passam a conhecer espécies de plantas medicinais de sua região, o cultivo, técnicas de manipulação e suas aplicações. É uma forma de se disseminar a cultura popular.
Importante: Nunca use ervas medicinais sem a orientação do seu médico.
MELISSA
Nome científico: Melissa officinalis
Origem: Europa.
Nomes Populares: Melissa, erva-cidreira verdadeira.
Cultivo - Solo/Clima: Prefere climas quentes, mas não tolera o calor excessivo e se dá bem em locais parcialmente sombreados. Não suporta invernos rigorosos e geadas. Prefere solo rico em matéria orgânica, com boa umidade, porém drenados. A adubação deve se repetir a cada ano com fertilizantes como esterco ou terra vegetal. Propaga-se por sementes, divisão de touceira e por estaquia.
Partes usadas: Folhas e flores.
Uso medicinal: É usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração, é calmante e digestiva.
Babosa
Nome científico: Aloe vera
Origem: África
Cultivo - Solo/Clima: Gosta muito de calor, solos bem drenados e pouca água. Apesar de lenta, a obtenção de mudas é algo fácil já que a planta “mãe”, solta “filhinhos”, ou melhor, rebentos na sua base, que depois de uns
Partes usadas: Mucilagem (parte interna da folha).
Uso Medicinal: Uma das plantas mais importantes para a saúde e beleza da pele e cabelos. É usada há milênios na cura de ferimentos e reconstituição da pele, queimaduras de sol e fogo. O uso interno pode causar diarréias em pessoas mais sensíveis.
O que as experiências na horta orgânica proporcionam aos alunos?
Cebolinha
Nome científico: Allium fistulosum
Nome popular: Cebola miúda, cebolinha-galega, alho mourisco, alho rocambole, alho espanhol.
Cultivo - Solo/Clima: Melhor adaptada ao solo bem drenado, por não suportar o encharcamento. Necessita de sol pleno. Tolera geadas pouco intensas. Pode ser cortada diversas vezes, rebrotando com facilidade e rapidez.
Uso medicinal: São usadas como tempero. Rica em vitamina C, anti-séptico, boa para tosse, cicatrizante, diurético, expectorante.