segunda-feira, 14 de março de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Como funciona a Oficina farmácia viva? O que as experiências na horta orgânica proporcionam aos alunos?

Nas Oficinas com o professor José Bezerra os alunos aprendem sobre a importância de economizar água, energia, fazer coleta seletiva do lixo, plantar árvores, respeitar os seres vivos, denunciar as empresas que poluem o meio ambiente, além de cobrar dos governantes o cumprimento das leis que protegem a natureza etc. Tudo isso ajuda a promover uma mudança de comportamento, faz com que o aluno perceba a sua integração com o meio ambiente e a responsabilidade que possui na sua conservação.

Como funciona a farmácia viva?

A farmácia é uma coleção de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento de alguns tipos de doenças, a exemplo de gripes, resfriados, problemas estomacais e dor de cabeça. Nessa oficina, os alunos conhecem várias espécies de plantas medicinais, seu cultivo, técnicas de manipulação e suas aplicações. Depois, levam para casa as plantas, acompanhadas de sua ficha técnica com todas as informações e recomendações sobre seu uso.

A farmácia viva é uma atividade rica, à medida que crianças, jovens e adultos passam a conhecer espécies de plantas medicinais de sua região, o cultivo, técnicas de manipulação e suas aplicações. É uma forma de se disseminar a cultura popular.

Importante: Nunca use ervas medicinais sem a orientação do seu médico.

MELISSA

Nome científico: Melissa officinalis

Origem: Europa.

Nomes Populares: Melissa, erva-cidreira verdadeira.

Cultivo - Solo/Clima: Prefere climas quentes, mas não tolera o calor excessivo e se dá bem em locais parcialmente sombreados. Não suporta invernos rigorosos e geadas. Prefere solo rico em matéria orgânica, com boa umidade, porém drenados. A adubação deve se repetir a cada ano com fertilizantes como esterco ou terra vegetal. Propaga-se por sementes, divisão de touceira e por estaquia.
Partes usadas: Folhas e flores.

Uso medicinal: É usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração, é calmante e digestiva.








Babosa

Nome científico: Aloe vera

Origem: África

Cultivo - Solo/Clima: Gosta muito de calor, solos bem drenados e pouca água. Apesar de lenta, a obtenção de mudas é algo fácil já que a planta “mãe”, solta “filhinhos”, ou melhor, rebentos na sua base, que depois de uns 15 cm podem ser transplantadas para locais definitivos. Gosta de sol pleno, porém pode ser cultivada dentro de casa com luz indireta.

Partes usadas: Mucilagem (parte interna da folha).

Uso Medicinal: Uma das plantas mais importantes para a saúde e beleza da pele e cabelos. É usada há milênios na cura de ferimentos e reconstituição da pele, queimaduras de sol e fogo. O uso interno pode causar diarréias em pessoas mais sensíveis.




O que as experiências na horta orgânica proporcionam aos alunos?

A horta é um espaço onde os alunos aprendem técnicas de jardinagem sobre o cultivo de várias hortaliças, como couve, cebolinha, coentro, pimentão, cebola etc. Os alunos passam a conhecer os estágios de crescimento destas hortaliças, como preparar o solo, o plantio das sementes e mudas, o controle biológico das pragas, a irrigação, a colheita e o preparo das hortaliças para o consumo.

Cebolinha

Nome científico: Allium fistulosum

Nome popular: Cebola miúda, cebolinha-galega, alho mourisco, alho rocambole, alho espanhol.

Cultivo - Solo/Clima: Melhor adaptada ao solo bem drenado, por não suportar o encharcamento. Necessita de sol pleno. Tolera geadas pouco intensas. Pode ser cortada diversas vezes, rebrotando com facilidade e rapidez.

Uso medicinal: São usadas como tempero. Rica em vitamina C, anti-séptico, boa para tosse, cicatrizante, diurético, expectorante.