sexta-feira, 4 de março de 2011

O que os alunos aprendem com a oficina no viveiro de mudas?

No viveiro, os alunos aprendem a prepará-las, conhecem espécies de mata atlântica e caatinga e compreendem a importância desses ecossistemas. Trabalhamos com mudas de árvores nativas pela sua importância nos biomas em questão. As mudas são usadas pelos alunos em reflorestamentos de mata ciliar e atlântica. A partir das experiências no viveiro, podemos conversar com os alunos sobre práticas sociais com foco nas questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais. Desse modo, a educação ambiental ganha uma abordagem socioambiental, como a que está expressa no Programa de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A importância das árvores nativas

Árvores nativas são aquelas cuja presença é natural em uma região, ou seja, árvores que a natureza gerou e fez evoluir em um determinado ambiente. O fato de as espécies nativas serem naturalmente adaptadas às regiões onde ocorrem é muito importante para o equilíbrio ambiental, pois existem complexas relações dos demais seres vivos com essas árvores. Importantes elementos da natureza, elas são vitais para o funcionamento dos ecossistemas onde estão inseridas. Cada espécie de árvore nativa possui características próprias e, por isso, deve ser valorizada pelos diversos benefícios que pode proporcionar.

Em 2011, durante as Oficinas com o professor José Bezerra os alunos plantaram sementes de Árvores da Mata Atlântica como: Oitizeiro, Pau Ferro e Ipê-amarelo.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ÁRVORES ENCONTRADAS NO BRASIL

Aroeira: este é o nome popular de diversas árvores da família Anacardiaceae. Alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do Brasil.

Bambu: pertencente à família dos Gramineae, o Bambu é utilizado para fins artísticos e também na construção civil.

Cafeeiro: espécie nativa da África, mas popular em todo o mundo, graças ao seu fruto. Pertence a família das Rubiaceae. O Brasil possui a maior área plantada de cafeeiros do mundo.

Cajueiro: seu nome científico é Anacardium Occidentale. É uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura.

Castanheira: originária da Península Ibérica, a Castanheira é muito conhecida pelos seus frutos ricos em nutrientes. Seu nome científico é Castanea Sativa.

Cedro: o cedro é uma árvore da família Pinaceae que pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas.

Cerejeira: é o nome dado a várias árvores do gênero Rosaceae. Suas diversas variações podem ser úteis desde a produção de frutos até a utilização de seus troncos como madeiras nobres.

Coqueiro: seu nome científico é Cocos Nucifera. Ainda não é conhecida a origem desta árvore, mas já foram encontrados fósseis de árvores ancestrais aos coqueiros com cerca de 15 milhões de anos.

Imbuia: é o nome popular, originário do Tupi, da Ocotea Porosa. É uma árvore de folhas e flores muito pequenos, mas de tronco extremamente grosso.

Ipê: é como são chamadas comumente as árvores do gênero Tabebuia. Os diversos Ipês são muito utilizados como árvores urbanas, pois suas raízes crescem para baixo e não danificam calçadas e ruas asfaltadas.

Jacarandá: é uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae.

Jatobá: é uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileira. Seu nome científico éHymeneae Courbaril. Os Jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro: é uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais. Seu nome científico é Zyziphus Joazeiro.

Mogno: é uma árvore muito utilizada na fabricação de móveis pela facilidade com que é possível trabalhar. São árvores nativas das florestas equatoriais e pertencem ao gênero Entandrophragma.

Nogueira: pertence ao gênero Junglans, que agrega diversas espécies nativas de vários continentes. Seu fruto é a noz, muito utilizada na fabricação de óleos e como artigo culinário.

Oliveira: originária da região do Mar Mediterrâneo, o nome científico desta árvore é Olea Europaea. Os seus frutos são as conhecidas azeitonas, e um dos seus principais produtos é o azeite de oliva.

Pau-Brasil: árvore que deu nome ao Brasil é originária do mesmo país. Seu nome científico éCaesalpinia Echinata. Em 7 de Setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus: é uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil. Pinus é o gênero de diversas árvores pertencentes à família Pinaceae. No total, são aproximadamente 150 espécies desta família.

Salgueiro: é o nome popular das árvores do gênero Salix, da família Salicaceae. O Salgueiro é a árvore que deu origem ao ácido acetilsalicílico, a conhecida aspirina.

Sapucaia: é uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura. Seu nome científico é Lecythis Ollaria, da família Lecythidaceae.

Seringueira: é originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Pertence a família das Hevea Brasiliensis. A Seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex - matéria-prima da borracha.

Umbuzeiro: seu nome científico é Spondias Tuberosa. O Umbuzeiro ou Imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. "Ymbu" significa "água que dá para beber", graças à retenção de água em suas raízes.

É lamentável, mas muitas dessas árvores correm o risco de extinção. Para conhecer quais delas correm este risco clique aqui

Árvores Nativas são importantes fontes de abrigo e alimentação para a fauna nativa.

Árvores Nativas contribuem para o equilíbrio ecológico dos ambientes, especialmente em centros urbano.

Árvores são “máquinas” complexas e silenciosas que auxiliam na despoluição do ar. Pesquisas realizadas na Alemanha comprovaram que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é quatro vezes menor comparado às que não possuem vegetação.

Árvores Nativas aproximam a natureza das pessoas. O perfume exalado pelas flores, o efeito sonoro produzido pelas copas e ramos das árvores quandoimpulsionados pelo vento, o som dos insetos e demais animais silvestres a ela associados e o canto dos pássaros podem alegrar o dia-a-dia.