sábado, 14 de julho de 2012

Sustentabilidade: O passaporte verde

Viajar nas férias é bom. Mas se, além de se divertir e conhecer novos lugares, pessoas e culturas, você souber não deixar grandes pegadas ecológicas no destino onde escolheu ir, melhor ainda. Pensando nisso, esta semana o governo federal lançou uma campanha de incentivo ao turismo sustentável. Junto com ela, publicou o guia prático Passaporte Verde, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que já havia elaborado algo semelhante na França.


Trata-se de uma iniciativa global do Pnuma com o objetivo de estabelecer novas e preciosas regras de responsabilidade socioambiental para que turistas do mundo inteiro saibam usufruir sem destruir. Algumas regras simples do Passaporte Verde para os viajantes:

- Ligar o ar condicionado com portas e janelas fechadas. Ventiladores apenas quando necessário;

- Apagar as luzes e desligar os equipamentos do ambiente ao sair;
- Recolher todo o lixo produzido e separar materiais recicláveis de restos orgânicos;
- Na praia, utilizar protetor solar resistente à água para não poluir o mar e prejudicar a fauna marinha;
- Não retirar plantas, nem levar lembrancinhas da paisagem natural para casa;
- Não comprar animais silvestres em hipótese alguma;
- Ajudar na educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade de disseminar essa atitude responsável.
No guia há dicas também para proprietários de hotéis e pousadas, como diminuir o impacto ambiental respeitando o ambiente natural na hora de fazer novos projetos de construção e reduzir o consumo de energia elétrica e de água treinando funcionários para que economizem no uso desses recursos.
Particularmente acho um exagero trocar toalhas diariamente em hotéis, como é hábito corriqueiro na maioria deles. Ninguém faz isso em casa, então porque fazer fora dela?
Clique aqui para acessar todo o conteúdo do Passaporte Verde. E faça uma viagem do bem, para você e para o lugar que visitar.

Leia também


Fonte: Afonso Capelas Jr, Planeta Sustentável