sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato em 2012

Depoimento do autor de livros de biologia Prof. Dr.Fernando Santiago dos Santos sobre o prof. José Bezerra e o Projeto Cheirinho de Mato.

Em campanha de divulgação da obra didática de que participo como um dos autores e coordenadores, "Ser Protagonista - Biologia", das Edições SM Ltda., acabei conhecendo uma pessoa fantástica que desenvolve um projeto igualmente maravilhoso no Colégio Arquidiocesano de Aracaju: o professor Bezerra. 
Inicialmente, pensei apenas em conhecer o projeto, que já havia sido comentado (com láureas e tudo o mais!) no Colégio, mas depois de conversar alguns minutos com o Bezerra, senti que valia a pena fazer um documentário. Decisão acertada. Em poucos minutos, o Bezerra, com sua inspiração, audácia, bondade e ousadia, mostrou-me como é arregaçar as mangas, colocar a mão na massa (literalmente!!!) e praticar a educação ambiental.
O resultado não poderia ter sido outro: um documentário espontâneo, mostrando boa parte das atividades desenvolvidas no projeto "Cheirinho de Mato" e uma sensação agradabilíssima de que já o conhecia há muito tempo. A empatia foi automática e recíproca.
Já mostrei o vídeo e falei do projeto (e do Bezerra, claro) para muita gente aqui no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no campus São Roque, onde trabalho atualmente. Meus alunos de Licenciatura em Biologia simplesmente se encantaram com a ideia.
Agradeço profundamente a oportunidade de conhecer o projeto e saber que há tanta gente, por esse mundo afora, propagando (e fazendo) os ideais da Educação Ambiental.




Depoimento dos Professores Adriano e Helena Bonaparte do Curso FIQ sobre o Projeto Cheirinho de Mato e o ENEM.

“Enquanto os outros vão ler questões do ENEM, os seus vivenciam, experimentam, aprendem. Reciclagem, sustentabilidade, problemas ambientais ... tão cobrados no ENEM , fazem parte do cotidiano de quem tem O CHEIRINHO DO MATO. Lindo seu trabalho Bezerra. Parabéns sempre!” 



O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato em 2012


Acreditando no poder das pequenas mudanças gerarem grandes resultados, o projeto Cheirinho de Mato durante o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”, continuará desenvolvendo a Coleta Seletiva, a Campanha de Economia de Água, a Campanha de Economia de Energia, a Campanha de Incentivo ao Uso de Eco bag, Canecas e ou Garrafas (squeeze), tudo com o intuito de cultivar nos seus alunos, professores e colaboradores novos hábitos voltados para a preservação e uso adequado dos recursos naturais.


Além de desenvolver os Programas:

1- “Sustentabilidade na Prática”
O programa consiste em desenvolver práticas sustentáveis que podem e devem ser incorporadas ao nosso dia a dia.

2- “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”
A maneira como nos relacionamos com o meio ambiente define a nossa qualidade de vida. Pensando nisso o Projeto Cheirinho de Mato implantou o Programa Que Bicho é esse?  Que Árvore é essa? que tem como objetivo principal popularizar espécies da fauna e flora nativa. Esses animais e árvores, na sua maioria, são pouco conhecidos e os livros didáticos, via de regra, não têm o hábito de divulgá-los, dando preferência a girafa, elefante, tigres ou leões que são animais de outros países. Divulgar a fauna e flora nativa é muito importante, já que conhecendo melhor nossas espécies nativas as pessoas terão mais consciência para protegê-las. 
  
3- “Reduza, Reuse e Recicle”
Velhos monitores de computador podem virar lixeiras de coleta seletiva, ninho para galinhas, vaso para plantas, caixa de transporte de animais ou, ainda, casinhas para coelhos, gatos ou cachorros; capacetes quebrados, botas velhas e furadas podem virar jarros de plantas, assim como pneus velhos e vasilhames de água mineral quebrados. Além disso, garrafas PET podem se transformar em jardineiras e lâmpadas incandescentes em mini-jardins.
Enfim, para o educador ambiental Bezerra, nada é lixo, tudo pode ser reaproveitado, basta ter imaginação.

"Durante as oficinas de educação ambiental, nós incentivamos nas crianças hábitos e condutas de consumo ecologicamente corretos, tais como, levar sacolas tipo eco bag na hora das compras, não comprar produtos com muita embalagem, evitar impressões de papel desnecessárias, escolher papéis reciclados, comprar bebidas em garrafas recicláveis, usar lâmpadas de baixo consumo e, principalmente, cobrar dos pais essas normas de boa convivência com o planeta. Mudamos os pais através dos filhos". Prof. José Bezerra

4- “Nossos Biomas”
O programa destaca a importância da preservação das florestas do Brasil, promovendo o conhecimento e a conscientização de que os “Nossos Biomas” Tais como: caatinga, cerrado, campos, floresta amazônica, pantanal, manguezais, praias, são um bem finito e temos que ter cuidar do que ainda nos resta.

5- “Cuidar de animais é responsabilidade de todos! Denuncie maus-tratos contra os animais!”.
Tendo ou não um animal de estimação, existem atitudes diárias que você pode tomar para garantir o bem-estar deles. O Programa conscientiza e ensina como melhorar o bem-estar dos animais.

O Tráfico de animais silvestres e a caça ilegal; Dos animais silvestres comercializados no Brasil, estima-se que 30% sejam exportados. O principal fluxo de comércio ilegal nacional dirige-se da região Nordeste para a região Sudeste, precisamente o eixo Rio - São Paulo. Grande parte da fauna silvestre é contrabandeada diretamente para países vizinhos, através das fronteiras fluviais e secas. Destes países fronteiriços seguem para países do primeiro mundo. Em todo negócio clandestino, é difícil estabelecer cifras precisas, mas sabe-se que o tráfico internacional de animais silvestres só perde, em faturamento, para o de drogas e de armas.
  
6- “Adote Uma Árvore Nativa”
Sabemos que a nossa cidade, apesar de ser conhecida como a “capital da qualidade de vida”, não é uma cidade arborizada. Por esse motivo, no Projeto Cheirinho de Mato, estamos desenvolvendo com nossos alunos a campanha Adote Uma Árvore Nativa, que tem como objetivo convidar os nossos alunos, seus familiares e amigos a plantar e cuidar de uma árvore nativa em Aracaju.


“praticar ações que levam a sustentabilidade através das doações de alimentos, de ração, de roupas, de brinquedos, de materiais recicláveis como papel, plástico, metal, vidro, material eletrônico, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Além da economia de água e energia. São atitudes transformadoras que promovem conscientização e mudança de hábitos no cotidiano dos alunos e seus familiares. Soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.” Prof. José Bezerra Neto

A Mostra de Ciências que acontecerá em outubro no Arquidiocesano Unidade Farolândia, terá como tema principal “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”.

Dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia apontam que, atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas de todo o mundo não possuem acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso intermitente, ou seja, não contínuo, o que acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.

Para chamar a atenção da população mundial para este problema e, assim, fomentar ações que possam ajudar a mudar essa realidade, a ONU – Organização das Nações Unidas proclamou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

O anúncio faz parte de uma iniciativa maior – também batizada de Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All, em inglês) –, comandada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que até o ano de 2030 pretende alcançar três grandes objetivos. São eles:
– assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos de energia;
– reduzir em 40% a intensidade energética global e
– aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.