terça-feira, 3 de julho de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Plantio de Amendoim: Adubação, preparo do solo, semeadura, controle de plantas daninhas e colheita.

As atividades de jardinagem nas Oficinas com o professor José Bezerra, no Cheirinho de Mato do Arquidiocesano, ajudam na concentração, a criar um ritmo e um hábito: as crianças plantam e precisam cuidar dia-a-dia. Assim, fica mais fácil perceber que existe um processo, já que hoje quase tudo vem pronto. Esse convívio contribui para conscientizá-las sobre a importância de preservar a natureza.
Plantio de Amendoim: Adubação, preparo do solo, semeadura, controle de plantas daninhas e colheita.


ORIGEM
O amendoim é planta originária da América do Sul,
A difusão do amendoim iniciou-se pelos indígenas para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século XVIII  foi introduzido na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para a s Filipinas, China, Japão e Índia.


IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
A importância econômica  do amendoim está relacionada ao fato das sementes possuírem sabor agradável e serem ricas em óleo (aproximadamente 50%) e proteína (22 a 30%). Além disso, contêm carboidratos, sais  minerais e vitaminas, constituindo-se num alimento altamente energético (585 calorias/100 g/sementes). O sabor agradável torna o amendoim  um produto destinado também ao consumo "in natura",como aperitivos salgados,torrados e preparado de diversas formas e na industria de doces, como grãos inteiros com diversas coberturas ou grãos moídos na forma de paçocas ou substituindo a castanha de caju em cobertura de sorvetes. Além do consumo "in natura", os grãos também podem ser utilizados para extração do óleo, empregado diretamente na alimentação humana, na indústria de conservas (enlatado) e em produtos medicinais.


CLIMA
A Cultura do amendoim se adapta desde climas equatoriais até os temperados. Para tanto é necessário uma estação quente e úmida, suficiente para permitir a vegetação da planta. A cultura é muito resistente a seca e a grande profundidade do sistema radicular permite a cultura explorar a umidade do solo, normalmente, não disponível a outras culturas anuais. Por outro lado a cultura não é indicada para regiões de estação úmida muito prolongada, que estimula o ataque de fungos e outras doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.


ADUBAÇÃO
Normalmente recomenda-se aplicação de fósforo e de potássio, em função dos teores revelados pela análise do solo. A adubação nitrogenada não é recomendada, pois o amendoim vale-se da fixação simbiótica de nitrogênio. Ressalta-se a importância do cálcio para o amendoim. As fontes de cálcio que podem ser utilizadas são: Calcários dolomíticos calcíticos e sulfato de cálcio (gesso).


PREPARO DO SOLO
O preparo do solo bem realizado é um requisito básico par obtenção de uma boa produtividade na cultura do amendoim. Solo mal preparado, com torrões e restos de cultura em decomposição não oferece boas condições para a germinação das sementes e emergência das plântulas dando origem a falhas na lavoura. O solo bem preparado fica com boas condições de aeração, tão necessárias nas fases de germinação e de frutificação  época na qual as trocas respiratórias das vagens em formação são muito elevadas.


SEMEADURA
Qualidade das Sementes - A semente de amendoim deve ser de pureza comprovada, bom poder germinativo (80-85%) e levada sanidade. Um fator importante que merece destaque é o vigor das sementes é observado sobre a germinação, emergência e crescimento inicial da planta. A semente de amendoim colocada a venda por empresas particulares ou pela Secretaria da Agricultura são do tipo fiscalizadas, classificadas quanto ao tamanho através de peneiras e tratadas com fungicidas.


Época de Semeadura - No Estado de São Paulo, o plantio de variedades precoces permite duas épocas de plantio:

Amendoim das águas - semeadura realizada de setembro a outubro sendo que a colheita ocorre nos meses chuvosos.

Amendoim da seca - semeadura realizada em fins de março. A colheita é realizada em meses secos.
Espaçamento, Densidade e Profundidade de Semeadura - os espaçamentos mais utilizados nas regiões tradicionais de plantio são de 50-60 cm entre linhas com 18-20 plantas por metro linear. Existem agricultores que adotam espaçamentos de linhas duplas espaçadas 30 cm entre si e 60 cm entre as linhas duplas, ou de grupos de 4 linhas espaçadas de 33 cm, com faixa de 60 cm entre os grupos de 4 linhas.Em qualquer tipo de semeadura a profundidade não deve ultrapassar 5 cm.

 

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
O controle de plantas daninhas deve ser realizado desde o início de crescimento, a partir da emergência do amendoim.










COLHEITA
A operação de colheita inicia-se com a determinação do ponto de colheita, que pode  ser feita  com base na cor interna da casca, cor da película característica da semente e ciclo da variedade. A colheita no momento adequado resulta em maior peso, melhor secagem, maior teor de óleo e maior  qualidade, sendo que estes fatores estão diretamente relacionados com a quantidade e qualidade do amendoim colhido. Da mesma forma que a antecipação da colheita diminui a produtividade e a qualidade do  amendoim. O atraso também provoca perda de vagens, germinação das sementes no interior dos frutos, facilita o ataque de pragas e aumenta os problemas com a aflatoxina.

  









  


Fontes:EMBRAPA e agrobyte.