quarta-feira, 6 de junho de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?” Árvore Umbuzeiro

 O objetivo principal do Programa desenvolvido pelo professor José Bezerra é popularizar espécies da fauna e flora nativas. Divulgar a fauna e a flora nativa é muito importante, já que conhecendo melhor nossas espécies nativas de Sergipe e também algumas da fauna brasileira ameaçadas de extinção, as pessoas terão mais consciência para protegê-las.

Árvore Umbuzeiro
O umbuzeiro ou imbuzeiro é originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro; nas regiões do Agreste (Piauí), Cariris (Paraíba), Caatinga (Pernambuco e Bahia) a planta encontrou boas condições para seu desenvolvimento encontrando-se, em maior número, nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até norte de Minas Gerais. 
Em tupi-guarani "y-mb-u", significa "árvore-que-dá-de-beber". Pela importância de suas raízes foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha.



Árvore Umbuzeiro, Fazenda Boa Lembrança, Paulo Afonso - Ba
NOME POPULAR
UMBU
CEBOLÃO, UMBUZEIRO, CEBOLEIRO, BELA-SOMBRA, IMBU, OMBU, MARIA-MOLE, PEÚDO, FIGUEIRA

NOME CIENTÍFICO
Phytolacca dioica L.

FAMÍLIA
Phytolaccaceae

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE de 15-25 m de altura.

TRONCO intumescido na base, de 80-160 cm de diâmetro, podendo chegar à 4 m de diâmetro.

Flores
FOLHAS simples, com a consistência do couro, de 20-30 cm de comprimento.

FLORES pequenas, alvas, de muitos estames e de 5 verdes sépalas, agrupadas na ponta dos ramos, de até 15 cm de comprimento.

FRUTO com 10 reentrâncias, de casca amarela a preta, de polpa macia e suculenta, de 3-7 mm de comprimento e sustentado em cachos.

SEMENTE pequena, brilhante e cinza-escura.

FLORAÇÃO ocorre durante os meses de setembro-novembro. Os frutos amadurecem nos meses de janeiro-fevereiro.


Fruto e folhas
 USO/ÁRVORE ornamental, proporciona excelente sombra e, também, descanso para tropeiros.

USO/MADEIRA leve, macia e muito porosa, de baixíssima resistência ao apodrecimento. Sem nenhuma aplicação prática.

USO/OUTRAS UTILIDADES os frutos, comestíveis, são apreciados por pássaros e por pessoas da zona rural. O tronco aloja esconderijos naturais, no “oco do umbu”.

OBTENÇÃO DE SEMENTES Colha os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a queda espontânea, ou recolher os cachos do chão logo depois. Deixe-os em repouso por alguns dias até que se inicie a decomposição, em seguida despolpe-os em água corrente e dentro de uma peneira fina e retire as sementes. Após uma rápida secagem, as sementes estão prontas para a semeadura.

PRODUÇÃO DE MUDAS Coloque as sementes para germinar tão logo sejam colhidos, em canteiros semi-sombreados, contendo substrato organo-argiloso. Melhor irrigar 2 vezes ao dia. A emergência ocorre em 8-16 dias e a taxa de germinação é superior a 90%. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-5 cm de altura. Em menos de 4 meses ficarão prontas para o plantio em local definitivo. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, alcançando facilmente 4-5 m de altura aos 2 anos.

Fonte: Um Pé de quêhttp://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm e Google imagens