sábado, 30 de junho de 2012

Mais 250 espécies entram na categoria de ameaçadas


Beija-flor, Foto: Prof.José Bezerra, Parque Nacional de Boa Nova - Ba
Quase 250 espécies foram acrescentadas às categorias de ameaçadas – ou seja, vulneráveis, ameaçadas e criticamente ameaçadas – na atualização deste ano da Lista Vermelha da União Internacional Para a Conservação da Natureza.
As 247 adições, que incluem 60 espécies de pássaros, levam a lista para perto de 20.000. No entanto, os dados da Lista Vermelha apenas avaliam 4 por cento das espécies conhecidas no mundo. Os cientistas não sabem o que ocorre com os outros 96 por cento.
“É imperativo expandir tanto o número como a diversidade das espécies na Lista Vermelha, para termos um entendimento claro de nosso impacto sobre o mundo natural,” disse Richard Edwards, chefe da Wildscreen, uma empresa que trabalha em conjunto com a União para divulgar a questão.
A lista deste ano inclui a adição das cobras do leste da Ásia, uma atualização sobre os pássaros e dois primatas a mais na categoria criticamente ameaçados, a mais severa antes da extinção.
Até hoje, a Lista Vermelha avaliou 63.837 espécies, incluindo quase todos os pássaros, mamíferos e anfíbios do mundo. Um quarto dos mamíferos, 13 por cento dos pássaros e uma chocante taxa de 41 por cento dos anfíbios do mundo estão no momento ameaçados de extinção. No total, 31 por cento das espécies correm este risco, informa o Mongabay.
Fonte: Planeta Urgente, Planeta Sustentável