sábado, 9 de junho de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Fungos de chapéu Saiba mais sobre os cogumelos e descubra por que eles formam uma turma especial.




Os cogumelos crescem em bosques, ao pé de árvores ou sobre troncos, mas não são bichos nem plantas. Eles fazem parte de uma categoria especial de seres vivos: os fungos, que não se desenvolvem como as plantas nem como os animais.


Os cientistas calculam que existam cerca de 1,5 milhão de espécies de cogumelos no mundo, mas apenas 70 mil são conhecidas. É que não é fácil encontrá-los na natureza. 


Alguns crescem bem escondidos, outros vivem poucas horas ou se parecem com espécies já descobertas, por isso é difícil identificá-los.


A maior parte dos cogumelos vive perto de plantas de onde tiram as substâncias que precisam para ter energia. 


 Eles se espalham por meio de pontinhos chamados esporos, que são como sementes e viajam com a ajuda do vento e de insetos. Se pararem em um local favorável, germinam e dão origem a novos fungos. 


Alguns cogumelos servem como alimento para gente ou para bichos, outros ajudam na decomposição de animais, vegetais e até de lixo industrial. 


Você sabia que:
- Micorriza é uma associação mutualista não patogênica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose.


- Algumas espécies são muito perigosas porque possuem veneno. 


- O bolor é formado por alguns tipos de fungos.


- Há fungos usados na fabricação de pães e queijos.


- Os fungos são conhecidos popularmente como mofos e bolores.


- são organismos que não possuem clorofila em suas células e, portanto não realizam fotossíntese.


- As atividades dos fungos na natureza são tão necessárias para a continuidade da existência do planeta, quanto são aquelas desempenhadas pelos organismos produtores.







Fonte: Planeta Sustentável