sábado, 24 de setembro de 2011

Modelo de Educação Ambiental, Arqui é local de lançamento do Projeto “Reutilize Alegria”, da SEMARH

Referência nacional em educação ambiental, o Arquidiocesano foi o local escolhido para o lançamento oficial da campanha 2011, do projeto “Reutilize Alegria” da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). O evento ocorreu na unidade Farolândia, onde funciona o projeto Cheirinho de Mato, maior laboratório de educação ambiental ao ar livre do Brasil.


O secretário de Estado, Genival Nunes e as outras autoridades convidadas foram acolhidas, pela coordenadora do Arqui-Farolândia, a psicopedagoga Neuza Pinto e pelo coordenador ambiental José Bezerra, autor e responsável pelo Projeto Cheirinho de Mato.


Um dia de muita alegria para crianças carentes. Assim foi a manhã desta quinta-feira, 22, para os meninos e meninas do Projeto Recriarte. É que diante da realização do “Reutilize Alegria”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a meninada do bairro Santa Maria não quis outra coisa, senão sorrir, e muito.


Os brinquedos doados pelos Alunos do Colégio Arquidiocesano, unidade Farolândia, foram entregues as crianças do Recriarte pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, pelo Superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Qualidade e Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério, pela coordenadora, Neuza Pinto e pelo coordenador ambiental, José Bezerra.



“Não tem coisa mais linda do que ver um sorriso no rosto de uma criança. Esse projeto para mim, pessoalmente, como militante do Meio Ambiente há anos, é fantástico. A ação permite que realizemos dois grandes e relevantes cenários. O primeiro, de contribuir para a diminuição da geração do lixo, minimizando assim danos ambientais; e o outro, que para mim é o mais fascinante, o de podermos passar, transferir a alegria de uma criança para outra criança pela reutilização do mesmo brinquedo. Estamos reciclando alegria”, comemorou Genival Nunes.


“A campanha tem a perspectiva de sensibilizar a população para adoção de novas práticas sustentáveis, a partir da introdução dos 5R’s ambientais: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Pensando no R de “Reutilizar”, aliamos sustentabilidade à solidariedade, daí a idealização da campanha Doe um Brinquedo Novo ou Usado”, explicou Lício Valério.


Para a coordenadora e psicóloga do Arquidiocesano, Neuza Pinto, solidariedade não é só doar o que não quer, é dividir. “Se não passarmos para a criança o sentido da solidariedade, não a transformaremos. Experimentamos esse momento diante da campanha, ocasião que as crianças vivenciaram a importância do doar”.


"Durante as oficinas de educação ambiental no Projeto Cheirinho de Mato incentivo nas crianças e nos jovens hábitos e condutas de consumo ecologicamente certos, tais como, levar sacolas tipo eco bag na hora das compras, não comprar produtos com muita embalagem, evitar impressões de papel desnecessárias, escolher papéis reciclados, comprar bebidas em garrafas recicláveis, usar lâmpadas de baixo consumo e, principalmente, cobrar dos pais essas normas de boa convivência com o planeta. Mudamos os pais através dos filhos", afirma o professor José Bezerra.


A pequenina Rebeca Silva Santos, que abraçava com muito carinho a bola cor de rosa que acabava de ganhar, disse que se sentia muito feliz por receber o seu brinquedo. Não diferente da opinião, o garoto Diógenes André, que levou para casa um jogo de bingo, revelou que estava muito feliz. “Não vejo à hora de chegar em sua casa para brincar com o meu irmão mais novo”, contou. Receba e Diógenes são alunos dos Recriarte, eles tem sete e dez anos de idade respectivamente.


O Recriarte (Reforço Escolar Criativo) é uma instituição oriunda da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).


Os meninos e meninas participantes são filhos dos associados do Care e da comunidade local. No total, o Recriarte atende a mais de 100 crianças.


O prazo de entrega dos brinquedos nas instituições parceiras, compostas por órgãos do Estado, empresas e escolas particulares, será até o dia 30 de setembro, data que antecede o Dia das Crianças.


O evento pretende contemplar diversas instituições de crianças carentes do Estado.


A Campanha “Doe Um Brinquedo Novo ou Usado”  está a todo vapor. 




Fonte: SEMARH