O Cheirinho de Mato projeto idealizado e coordenado pelo professor de biologia e educação ambiental José Bezerra, nasceu da constante preocupação com os problemas relacionados ao meio ambiente e das reflexões diárias que feitas com os alunos sobre o aquecimento global e suas consequências, criando, assim, uma maior consciência ecológica.
Muitos dos esforços são concentrados para a produção de mudas e, para isso, são realidados reflorestamento de praças, ruas, avenidas e áreas degradadas de mata atlântica, com atividades pedagógicas, ligadas a princípios de conscientização e preservação dos recursos naturais, além do incentivo a atitudes e hábitos ecologicamente corretos.
Essas são apenas algumas das atividades que o Cheirinho de Mato desenvolveu em defesa do meio ambiente.
Exposição itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica, que percorre o Brasil num caminhão, totalmente adaptado pela ONG, com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares do país onde ainda existe Mata Atlântica. Em Aracaju, a fundação contou com as parcerias da SEMARH, do Instituto Amuirandê, do Projeto Tamar e os Projetos Cheirinho de Mato e o Click Trilha, estes dois últimos desenvolvidos por José Bezerra Neto, professor de Educação Ambiental.
Visita Pedagógica a Exposição Caatinga promovida pela SEMARH, Shopping Jardins
Abraço ao Rio Sergipe
O Programa de Educação Ambiental do Cheirinho de Mato, além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais, ensina princípios e práticas que possibilitam a construção de um mundo sustentável.