terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Para o Cheirinho de Mato 2010 foi de muitas conquistas, realizações e proteção ao Meio Ambiente

O Cheirinho de Mato projeto idealizado e coordenado pelo professor de biologia e educação ambiental José Bezerra, nasceu da constante preocupação com os problemas relacionados ao meio ambiente e das reflexões diárias que feitas com os alunos sobre o aquecimento global e suas consequências, criando, assim, uma maior consciência ecológica.

Muitos dos esforços são concentrados para a produção de mudas e, para isso, são realidados reflorestamento de praças, ruas, avenidas e áreas degradadas de mata atlântica, com atividades pedagógicas, ligadas a princípios de conscientização e preservação dos recursos naturais, além do incentivo a atitudes e hábitos ecologicamente corretos.

Essas são apenas algumas das atividades que o Cheirinho de Mato desenvolveu em defesa do meio ambiente.

Plantio de Bosque no Parque da Sementeira

Exposição itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica, que percorre o Brasil num caminhão, totalmente adaptado pela ONG, com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares do país onde ainda existe Mata Atlântica. Em Aracaju, a fundação contou com as parcerias da SEMARH, do Instituto Amuirandê, do Projeto Tamar e os Projetos Cheirinho de Mato e o Click Trilha, estes dois últimos desenvolvidos por José Bezerra Neto, professor de Educação Ambiental.

Visita Pedagógica a Exposição Caatinga promovida pela SEMARH, Shopping Jardins

Educação Ambiental para a Escola Sorriso Feliz

Educação Ambiental para Escola Rural Rita Cacete

Educação Ambiental para a Escola Berenice Campos

Parceria com a CARE
A Coordenadora Neuza Pinto e o coordenador ambiental José Bezerra, do Arqui-Farolândia, visitaram as instalações da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) para reafirmarem uma parceria com a instituição que será beneficiada com Ações que levam a sustentabilidade através das doações de alimentos e materiais recicláveis, como: papel, plástico, metal e vidro fornecidos pelos alunos da escola.

Dia da Árvore (Campanha de Adoção de Árvores) em parceria com a ONG Canto Vivo

Abraço ao Rio Sergipe

O Programa de Educação Ambiental do Cheirinho de Mato, além de tratar de assuntos relacionados à proteção e uso racional dos recursos naturais, ensina princípios e práticas que possibilitam a construção de um mundo sustentável.