segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Cheirinho de Mato no Ano Internacional das Florestas

O projeto Cheirinho de Mato durante o Ano Internacional das Florestas continuará desenvolvendo o programa REDUZA, REUSE e RECICLE, que estimula a diminuição do volume de lixo em sua casa, na sua rua e no lixão a céu aberto de Aracaju.

Esta é a proposta do Projeto, idealizado e coordenado pelo professor José Bezerra, que há 5 anos vem ensinando crianças a partir de três anos de idade a separar os resíduos, tais como papel, plástico, vidro e metal, para que possam ser reaproveitados na escola.

Para tanto, velhos monitores de computador podem virar lixeiras de coleta seletiva, ninho para galinhas, vaso para plantas, caixa de transporte de animais ou, ainda, casinhas para coelhos, gatos ou cachorros; capacetes quebrados, botas velhas e furadas podem virar jarros de plantas, assim como pneus velhos e vasilhames de água mineral quebrados. Além disso, garrafas PET podem se transformar em jardineiras e lâmpadas incandescentes em mini-jardins.

Enfim, para o educador ambiental Bezerra, nada é lixo, tudo pode ser reaproveitado, basta ter imaginação.

"Durante as oficinas de educação ambiental, nós incentivamos nas crianças hábitos e condutas de consumo ecologicamente corretos, tais como, levar sacolas tipo eco bag na hora das compras, não comprar produtos com muita embalagem, evitar impressões de papel desnecessárias, escolher papéis reciclados, comprar bebidas em garrafas recicláveis, usar lâmpadas de baixo consumo e, principalmente, cobrar dos pais essas normas de boa convivência com o planeta. Mudamos os pais através dos filhos", afirma o educador ambiental.

REDUZA (Reduzir) – Diminuir o consumo para reduzir a quantidade de resíduos produzidos;

REUSE (Reutilizar) – Fazer uso dos produtos até o limite máximo de sua vida útil, reutilizar o que puder – embalagens, por exemplo – consertar em vez de descartar e doar o que já não for mais útil para você;

RECICLE (Reciclar) - Separando restos de comida e resíduos molhados das embalagens de plástico, metal e papel que podem ser reutilizadas novamente;