Cartazes serão fixados em todos os campi
Programa UFS ambiental lança campanha contra o abandono e maus tratos de animais dentro dos campi da universidade. As placas, que serão fixadas em todos os campi, advertem contra as penas previstas em decreto federal que vão de multa a detenção de três meses. A campanha é baseada em portaria interna de maio de 2012,que, dentre outras advertências, proíbe atos de crueldade e abandono de animais na instituição.
“Nós já estamos controlando, na medida do possível, a entrada dos alunos com caixas contendo animais para serem abandonados. Os vigilantes do campus já estão mais atentos quanto a isso”, diz Alana Vasconcelos, assessora técnica do UFS ambiental, que se diz otimista em relação à campanha.
Segundo ela, a maior dificuldade de fiscalização de abandono está relacionada à entrada de veículos, por isso, “a fiscalização contra o abandono e maus tratos de animais também é responsabilidade de todos no campus. Todo indivíduo pode ser um fiscalizador também, e, ao ver uma situação como esta, é importante comunicar aos seguranças e à Prefeitura do Campus Universitário (Prefcamp)”, diz.
Alana explica ainda que existe uma série de ações, já iniciadas no campus de São Cristóvão, que visam cuidar dos animais domésticos e impedir, mediante a esterilização cirúrgica e a promoção da adoção, a multiplicação indiscriminada destes animais.
Portaria
Além das proibições quanto ao abandono de novos animais na UFS, a portaria que orientou a campanha também proíbe a caça e o desenvolvimento de armadilhas de qualquer tipo visando capturar os animais que habitam nos campi, para fins de apropriação, cárcere e comercialização.
O documento adverte ainda que o não cumprimento das disposições pode deixar o infrator sujeito à responsabilização civil e penal prevista no Decreto Federal que considera infração “matar, perseguir, caçar,apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão”, como também“praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos”.
Mais informações, entre em contato com a UFS ambiental no (79) 2105-6449.
Fonte: http://www.ufs.br
O Projeto Cheirinho de Mato aplaude e parabeniza a Campanha desenvolvida pelo Programa UFS ambiental
.
Caçar, Comercializar ou manter animais silvestres em cativeiro é CRIME.