quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Catálogo eletrônico: Aves do Brasil, reunidas na tela do seu computador

O tucano corre risco de extinção? O pardal é uma espécie invasora? Navegue pelo aplicativo Aves do Brasil – uma parceria do Planeta Sustentável com a Nova Escola – e descubra essas e muitas outras curiosidades a respeito de mais de 300 espécies nativas e estrangeiras que vivem nos seis biomas brasileiros.


O aplicativo Aves do Brasil, desenvolvido em 2010 pelo Planeta Sustentável para smartphones e tablets, acaba de ganhar uma versão gratuita para computador. Agora, você pode consultar o catálogo eletrônico no seu PC e descobrir uma porção de curiosidades a respeito de mais de 300 espécies de aves, nativas e estrangeiras, que vivem nos biomas brasileiros Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Caatinga e Pantanal.

Você sabia, por exemplo, que o tucano está em extinção no Brasil? Ou fazia ideia de que, apesar de viver em todo o território do nosso país, o pardal é uma espécie invasora que veio do Oriente Médio? Essas e muitas outras curiosidades você descobre ao navegar no aplicativo de computador Aves do Brasil, que é uma parceria do Planeta Sustentável com o site da Nova Escola.

E o mais bacana é que, além de pesquisar pelo nome popular ou científico das aves, você pode procurá-las no app por características físicas, como tamanho, formato do bico e cor das penas. Já pensou que legal descobrir o nome daquele pássaro preto, com rabo em formato de tesoura e bico curto, que sempre pousa na sua janela?

A adaptação do aplicativo Aves do Brasil para computador visa ampliar o acesso ao seu conteúdo, sobretudo nas escolas. Que tal sugerir para a sua professora o uso do app nas aulas de Ciências? É uma maneira diferente e divertida de aprender!

E prepare-se, porque o aplicativo é, apenas, a primeira de uma série de iniciativas a respeito das aves brasileiras que serão lançadas ao longo do ano. A próxima é um jogo de cartas, semelhante ao "Super Trunfo": o Desafio das Aves. Fique de olho!

*Aplicativo Aves do Brasil no computador
Confira, também, a versão do aplicativo para smartphones e tablets.
Fonte: Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável.