segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

2013 é o Ano da Cooperação pela Água


Você sabia que cerca de 11% da população do planeta não tem acesso à água potável e 37% das pessoas vivem sem esgoto? Todos nós podemos fazer nossa parte para mudar essa realidade. Por isso, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água


70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Você acha pouco? Pois não é! De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população do planeta vivesse de forma digna, se não houvesse tanto desperdício e poluição do recurso no mundo. 

O grande problema é que o homem não sabe usar a água. Cada um de nós precisa de, mais ou menos, 50 litros por dia para, entre outras coisas, tomar banho, escovar os dentes, beber e dar descarga, garantindo, assim, nosso bem-estar e higiene. Mas a verdade é que utilizamos muito mais do que isso: um canadense, por exemplo, consome cerca de 600 litros de água por dia e um brasileiro, 187. 

A questão é lógica: se usamos mais água do que poderíamos, alguém, em algum lugar do mundo, vai ter menos do que precisa, certo? E é exatamente o que acontece: infelizmente, cerca de 11% da população do planeta - o que representa, mais ou menos, 783 milhões de pessoas - não tem acesso à água potável e 37% das pessoas moram em lugares onde não há esgoto. Já pensou em viver sem ter água para matar a sede ou tomar banho ou em não ter onde fazer suas necessidades?




Ninguém deveria ter que passar por isso e, para tentar mudar essa realidade, a ONU proclamou 2013 como oAno Internacional da Cooperação pela Água. A ideia é divulgar mundo afora os dados a respeito do uso, desperdício e poluição da água para sensibilizar o maior número possível de pessoas para a causa. 

Nessa missão, a Organização contará com a ajuda de uma figura muito especial: o Goccia, que foi eleito omascote da iniciativa. Que tal dar uma força para essa simpática gotinha e também espalhar por aí a importância de usarmos a água com sabedoria no nosso dia a dia? Ah, e não esqueça de fazer a sua parte e também economizar o recurso. Contamos com você!

O público ainda pode ajudar a escolher o slogan do Ano da Água. Quer saber como? Leia: Vote no slogan do Ano da Cooperação pela Água.

Fonte:Débora SpitzcovskyPlaneta Sustentável.