sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?” Bicho: Gambá

Caçar, Comercializar ou manter animais silvestres em cativeiro é CRIME.

Gambá
ORDEM: Didelphimorphia
FAMÍLIA: Didelphidae
NOME POPULAR: Gambá
NOME EM INGLÊS: Opossum
NOME CIENTÍFICO: Didelphis sp


DISTRIB. GEOGRÁFICA: Sudeste do Canadá ao sul da Argentina
HÁBITOS ALIMENTARES: Onívoro
REPRODUÇÃO: Gestação de 12 a 14 dias
PERÍODO DE VIDA: de 2 a 4 anos
HABITAT: Floresta


O gambá possui um líquido fétido produzido por glândulas odoríferas que é utilizado como meio de defesa quando perturbado. Outra estratégia para escapar dos perigos é o comportamento de fingir-se de morto até que o atacante desista. Alguns gambás são imunes ao veneno de serpentes, incluindo as jararacas, cascavéis e corais, podendo atacá-las e ingeri-las. A maioria das espécies possui hábitos noturnos e uma dieta onívora, que pode incluir frutos, artrópodes, nectar e pequenos vertebrados.



Estes marsupiais podem pesar até 3Kg. Apresentam garras em todos os dedos, exceto no dedo opositor das patas posteriores usado para agarrar e escalar galhos. Apresentam vibrissas (pelos sensoriais) bastantes desenvolvidas. A cauda é geralmente longa e preênsil.



A fêmea possui uma bolsa marsupial, onde se alojam os filhotes que nascem prematuros após um curto período de gestação, e ficam fixos as mamas até completarem seu desenvolvimento. Os filhotes mais velhos podem ser transportados nas costas da mãe. Além das áreas de mata que habitam, ocorre também em regiões próximas a habitações humanas, entrando em chácaras, quintais... e até mesmo sobrevive em grandes centros urbanos. São ainda confundidos por vezes com o cangambá ou zorrilho, mas, apesar de algumas semelhanças, este não é um marsupial, mas sim um carnívoro da família Mephitidae, também possuidor de glândulas capazes de lançar um forte odor como defesa. Nem parentes próximos eles são.


As espécies de marsupiais são importantes na dinâmica das comunidades da mata atlântica. Alguns desses animais, como o gambá (Didelphis aurita), a cuíca-lanosa (Caluromys philander) e a cuíca (Micoureus travassosi), são eficientes dispersores de sementes. O gambá pode até atuar como controlador das populações de roedores silvestres.
Fonte: Zoológico de São Paulo
Fotos:Prof. José Bezerra Neto
IMPORTANTE:
A mãe desses belíssimos filhotes foi morta a pedradas e dos 9 (nove) filhotes apenas 2 (dois) sobreviveram e foram devolvidos ao seu ambiente.

Caçar, Comercializar ou manter animais silvestres em cativeiro é CRIME.