sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VIU, RIO 2016? Veja como funciona a coleta de lixo em Barcelona

Com um moderno sistema de tubulações subterrâneas que sugam o lixo e o enviam até uma central de compressão e distribuição

METRÔ DE SUJEIRA DEJETOS TRAFEGAM EM REDE SUBTERRÂNEA A VÁCUO A ATÉ 80 KM/H! - Veja o infográfico detalhado aqui! 


Essa rede foi implementada no início dos anos 90, quando a cidade espanhola passou por uma grande reforma para sediar os Jogos Olímpicos de 1992. Desde então, virou um exemplo a ser seguido. O sistema é inodoro, dispensa caminhões barulhentos (embora eles ainda sejam utilizados para complementar o serviço) e, como o lixo é coletado 24 horas por dia, evita o acúmulo dos sacos nas ruas.
1. A cidade tem mais de 1,5 mil comportas, onde o cidadão pode jogar seu lixo orgânico ou não reciclável (os dois tipos são captados pelo sistema). Elas estão dispostas em praças e calçadas ou embutidas nas paredes de prédios comerciais. Onde o sistema de coleta subterrânea não alcança, há latões de lixo periodicamente retirados por caminhões.

2. Da entrada da comporta, o lixo desce por um tubo até um contêiner subterrâneo, separado da tubulação por uma escotilha. As escotilhas de toda a rede são abertas periodicamente de acordo com um timer (ou se o sistema detectar muito peso ou volume nos contêineres). Os dois tipos de lixo entram nessa reserva alternadamente, nunca ao mesmo tempo.

3. Uma vez que a escotilha é fechada, a sucção é ativada. Turbinas poderosas puxam o ar do encanamento, sugando os dejetos a 80 km/h. Eles viajam por cerca de 35 km de tubulação até chegar a uma das centrais de processamento nos arredores da cidade. (Se o tubo entupir, as turbinas são ligadas no máximo, resolvendo o problema em 90% dos casos).

4. Nas centrais, há dois tipos de tratamento - para material reciclável ou para orgânico. Um braço hidráulico automatizado conecta a tubulação ora para um tipo de tratamento, ora para outro, de acordo com a remessa. Uma última turbina, na parte superior de um contêiner, suga o ar por um sistema de filtragem que o deixa puro e inodoro antes de liberá-lo na atmosfera.

5. Já os sólidos são comprimidos por grandes prensas e acumulados em contêineres de 30 m3, com capacidade para até 15 toneladas. Esses enormes caixotes de aço são presos a caminhões - o lixo orgânico segue para usinas de compostagem, e o não reciclável, para usinas de metanização (uma decomposição acelerada que gera metano e dióxido de carbono). 

6. Já a coleta de recicláveis é feita em contêineres espalhados por Barcelona. O amarelo é para embalagens (incluindo latas e plásticos). O verde é só para vidros e o azul para papéis e cartão. As aberturas têm um design que torna impossível tirar qualquer coisa jogada lá dentro. A única saída é por uma porta na parte inferior, praticamente inacessível... 

7. ...a não ser que você tenha um guindaste, como os caminhões de coleta! O motorista estaciona ao lado e aciona um sistema automático. O guindaste ergue a unidade de contenção e aciona manivelas que abrem o alçapão, despejando todo o conteúdo na caçamba. Depois de completar sua rota, o veículo segue para um centro de reciclagem 



Móveis velhos são deixados na rua, geralmente na frente da casa, em dias específicos da semana. A prefeitura os recolhe à noite. 

O óleo de cozinha usado é guardado em garrafas ou galões dados pela prefeitura e levado até pequenos pontos de reciclagem. 

Computadores, eletrodomésticos, baterias, CDs e outros lixos "complicados" também são levados aos pontos de reciclagem. 


CONSULTORIA: Carlos Vázquez, chefe do serviço de limpeza e coleta de lixo de Barcelona

Fonte: Planeta Sustentável