domingo, 11 de março de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Oficina no viveiro de mudas, planta Bastão do Imperador.

Na Oficina no viveiro de mudas os alunos aprendem com o professor José Bezerra a preparar mudas e conhecem plantas ornamentais.
Durante a Oficina os alunos produziram e levaram para casa uma muda da planta ornamental Bastão do Imperador.

Bastão do Imperador
Nome Científico: Etlingera elatior
Multiplicação por bulbos e rebentos foliares. Folhagem alta, produz lindos cachos de flores vermelhos.
A planta tem esse nome devido à sua forma com ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial.
Origem: Malásia


Características gerais: herbácea rizomatosa, suas hastes alcançam de 2 a 4 m de altura, são eretas, com folhas grandes, alongadas e levemente rosadas. As inflorescências são grandes, em forma piramidal, com escamas verdes e brácteas em tons vermelho, rosa e porcelana.


Condições de cultivo: desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. 


Propagação: para as flores tropicais, a forma mais utilizada de propagação é por meio dos rizomas, de onde emergem os brotos, formando touceiras e ampliando a produção de folhas e flores e, ainda, pode ser feita utilizando as técnicas de cultura de tecidos.
Devido à importância da qualidade da muda no plantio, os rizomas escolhidos devem ser coletados de plantas vigorosas, sadias e de alta produtividade. 


Usos: Jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão.


Curiosidades: atrativa de pássaros e borboletas, é uma espécie bastante exótica e pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. 


Significados: pelas características da inflorescência, caracteriza a nobreza.














Fonte: Engenheira Agrônoma, MSc. Márcia de Nazaré Oliveira Ribeiro, Engenheira Agrônoma, DSc. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva