sábado, 15 de outubro de 2011

Oficinas no Cheirinho de Mato: Programa “Que bicho é esse? Que árvore é essa?”: Árvore Cedro

Árvore: CEDRO
Nome popular: CEDRO-ROSA, CEDRO-VERMELHO, CEDRO-BRANCO, CEDRO-BATATA, CEDRO-AMARELO, CEDRO-CETIM, CEDRO-DA-VÁRZEA, CEDRINHO, CEDRO-FOFO, CEDRO-ROSADO, CEDRO-DE-CARANGOLA, CEDRO-DO-RIO, CEDRO-DIAMANTINA, CEDRO-ROXO, CEDRO-VERDADEIRO, CEDRO-VERMELHO, CEDRO-DA-BAHIA, CEDRO-DA-VÁRZEA, CEDRO-DO-CAMPAO, ACAIACÁ, ACAIACATINGA, ACAJÁ-CATINGA, ACAJATINGA, ACAJU, ACAJU-CAATINGA, CAPIÚVA, IACAIACÁ.
Nome científico: Cedrela fissilis Vell.
Família: Meliaceae


CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE de 20-35 m de altura.
TRONCO de 60-90 cm de diâmetro.


FOLHAS agrupadas em ramificações de 60-100 cm de comprimento, com 8-10 pares de folhas ovais, de 8-14 cm de comprimento, por haste.


FLORES pequenas, sendo que as flores masculinas são mais alongadas que as femininas, e brancas, com tons levemente esverdeados e ponta rosada, agrupadas em cachos com a forma de funil, de aproximadamente 30 cm de comprimento.
FRUTO cápsula lenhosa, áspera, de coloração marrom, com fissuras claras, em forma de pêra e dotada de cinco gomos longitudinais, que se abrem espontaneamente, liberando boa parte das sementes. Cada fruto aloja 30-100 sementes viáveis.
SEMENTE alada, de coloração bege a castanho-avermelhada, com média de 35mm de comprimento por 15mm de largura .


FLORAÇÃO ocorre durante os meses de agosto-setembro. Seus frutos amadurecem com a árvore totalmente desfolhada durante os meses de junho-agosto.


USO/ÁRVORE muitíssimo utilizada no paisagismo de parques e grandes jardins. Não deve faltar na composição de reflorestamentos heterogêneos, mas jamais plante-a em agrupamentos homogêneos devido ao ataque de brocas.


USO/MADEIRA leve, macia ao corte, de superfície lustrosa, com reflexos dourados, de textura grosseira e incrivelmente durável em ambiente seco. Quando enterrada ou submersa apodrece rapidamente. O cerne do tronco difere em cor de sua camada externa, que varia de branca a rosada. A madeira é largamente empregada em compensados, contraplacados, esculturas e obras de talha, modelos e molduras, esquadrias, móveis em geral, marcenaria, na construção civil, naval e aeronáutica, na confecção de pequenas caixas, lápis e instrumentos musicais etc.


USO/OUTRAS UTILIDADES da madeira extrai-se um óleo essencial com perfume semelhante ao cedro-do-líbano. Por conta desta essência, o plantio do Cedro é promissor para a recuperação de solos contaminados por metais pesados. O chá das cascas do cedro é utilizado, na medicina popular, como tônico fortificante, adstringente, febrífugo, no combate às disenterias e artrite. A árvore pode servir à produção de mel.


OBTENÇÃO DE SEMENTES Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a abertura espontânea. Levá-los ao sol para completarem o processo de liberação de sementes.


PRODUÇÃO DE MUDAS Colocar as sementes para germinar tão logo sejam colhidos em canteiros semi-sombreados contendo substrato argiloso. 


Melhor irrigar duas vezes ao dia. A emergência é abundante e ocorre em 12-18 dias.


Em seguida transplante as mudas para embalagens individuais. 


Em 70-120 dias pode-se plantar as mudas em local definitivo. O desenvolvimento da planta no campo é considerado rápido, podendo atingir 3-4m de altura aos 2 anos.


Fonte: Um pé de quê?