sábado, 23 de março de 2013

Oficinas no Cheirinho de Mato: Horta Orgânica (Com as mãozinhas na Terra)

 Plantar uma horta é uma ótima maneira de ensinar as crianças a cuidar do planeta.


Plantar uma horta é uma ótima maneira de ensinar as crianças a proteger o meio ambiente. 


Cuidar das plantas é um momento especial para as crianças. 


Plantando e cuidando de uma horta, a criança aprende a:
  

1 - Proteger a natureza
Enquanto mexem com as plantas, os pequenos aprendem a importância da água e da terra. Eles descobrem como esses elementos são fundamentais para que tanto eles próprios quanto a plantinha cresçam saudáveis.


2 - Comer melhor
Crianças que planta uma horta se alimentam muito melhor. Ao cuidar dos alimentos, elas ficam com mais vontade de comê-los.


3. Ter curiosidade
Acompanhar a transformação das sementes em plantas faz a cabecinha da criança fervilhar de dúvidas sobre o crescimento dos seres vivos. Além disso, a horta precisa de cuidados diários. Isso estimula a ter responsabilidade.


4. Reaproveitar os alimentos
Usar as cascas de frutas e restos de alimentos para adubar as plantinhas é uma ótima maneira de ensinar que o lixo pode ser reciclado. Recipientes como latinhas, copos de requeijão e caixas de leite viram lindos vasinhos para os vegetais.
  

5. Ser mais ecológico
Ao cuidar da horta, a criança se sente mais integrada ao meio ambiente e percebe que as plantas precisam da ajuda dos humanos para crescer.
  

Elas percebem que fazem parte do meio ambiente e observam o ciclo de vida de um organismo, com nascimento, crescimento, maturação, decadência e morte.


Ensinar a criança a cultivar e a regar na medida certa.

 

Conscientizando desde cedo, ela protegerá a natureza sem encarar isso como obrigação.


A horta é um espaço onde os alunos aprendem com o professor José Bezerra técnicas de jardinagem sobre o cultivo de várias hortaliças, como couve, cebolinha, coentro, pimentão, cebola etc. 


Os alunos passam a conhecer os estágios de crescimento destas hortaliças, como preparar o solo, o plantio das sementes e mudas, o controle biológico das pragas, a irrigação, a colheita e o preparo das hortaliças para o consumo.


Esse convívio contribui para conscientizá-las sobre a importância de preservar a natureza.


Fonte: Planeta Sustentável