quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto de Educação Ambiental do Arqui impressiona alunos da UFS



Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe visitaram, semana passada, o projeto de educação ambiental Cheirinho de Mato, do Arquidiocesano Farolândia. Acompanhados pelo professor Adriano Sotero, titular da disciplina Educação e Ética Ambiental, eles conheceram todo o trabalho desenvolvido pelo projeto e ainda participaram de oficinas de educação ambiental com o professor José Bezerra, idealizador e coordenador do Cheirinho de Mato, projeto que é referência em educação ambiental no país.

Foram ministradas oficinas de horta orgânica, viveiro de mudas, reciclagem e reutilização do lixo, e compostagem, uma excelente oportunidade para os alunos da UFS  conheceram de perto atitudes sustentáveis, como o reaproveitamento dos materiais orgânicos para a produção do composto orgânico e de mudas de plantas ornamentais. 

Despertou enorme curiosidade e encantamento a apresentação de  materiais produzidos através da reutilização e reciclagem: botas velhas viram belíssimos jarros, monitores de computador viram lixeiras coloridas de coleta seletiva e ninhos para galinhas e patos. 

“O projeto do Arquidiocesano busca sensibilizar, mudar a concepção e o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. A Educação Ambiental é um instrumento eficaz de interação entre a sociedade e a natureza. É o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental”, afirma José Bezerra. 

Há vários anos, o professor Bezerra promove, através do Cheirinho de Mato, oficinas para alunos de escolas particulares, públicas e universidades, além de aulas de campo, arborização de praças e avenidas, reflorestamento da mata atlântica, trilhas na serra de Itabaiana. Os alunos também são incentivados a participar de atividades e manifestações em defesa da natureza. O projeto Cheirinho de Mato mantém parceria com várias instituições. Uma das empresas parceiras fornece alimentos e rações para animais em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), fornecidos pelos alunos do colégio.

A coordenadora do Arqui Farolândia, Neuza Pinto, ressalta que as constantes visitas feitas ao projeto Cheirinho de Mato, por alunos e professores de outras instituições educacionais, são demonstrações claras dos excelentes resultados colhidos pela proposta de educação ambiental do Arquidiocesano. O Cheirinho de Mato é o maior laboratório de educação ambiental ao ar livre do Brasil.