sábado, 12 de maio de 2012

Aconteceu: Professor José Bezerra recebe Prêmio Betinho

José Bezerra Neto, professor de Biologia e responsável pelas ações de educação ambiental do Colégio Arquidiocesano, recebeu nesta quarta-feira o Prêmio Betinho, um dos mais importantes Prêmios do pais, a premiação foi um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelo professor junto ao meio ambiente e comunidades carentes.


Bezerra teve uma votação expressiva nacionalmente e recebeu este reconhecimento pelos inúmeros projetos a favor da comunidade em escolas públicas e particulares no estado de Sergipe.


O PrêmioO Prêmio foi lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) em 2008, buscando valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Ele quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um – do seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também serve de estímulo para que todos encontrem sua forma de participação.


Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17 mil votos, provenientes de 674 localidades, e 33 vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano, recebeu simbolicamente o troféu em nome dos vencedores: uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra. Em 2009, o Prêmio teve ainda mais participantes. Foram cerca de 78 mil votos de 1.410 localidades e 32 vencedores.


O COEP é uma rede que reúne comunidades, organizações e pessoas. São cerca de 1,1 mil organizações, públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, entre outras); mais de 100 comunidades em todos os estados brasileiros; 29 municípios e mais de 12,5 mil participantes da Rede Mobilizadores. A Rede Mobilizadores reúne pessoas, do Brasil e do exterior, que atuam ou desejam atuar na área social.


A entrega do prêmio aconteceu no auditório do Banese, avenida Augusto Maynard, 2º andar. A solenidade contou com apresentações do histórico do COEP, instituição responsável pelo prêmio, da equipe do UTIRiso e do balé com portadores de necessidades especiais.


Participaram Monsenhor José Carvalho, diretor fundador do Arquidiocesano, Neuza Pinto, coordenadora pedagógica, professora Sônia, alunos do Arqui-Farolândia, Telma Oliva, Coep e Banese, José Roque de Jesus, Embrapa, Vaneide Ribeiro Santos, diretora administrativa da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), e Winston Neil advogado e professor.