domingo, 15 de abril de 2012

Oficinas no Cheirinho de Mato: Farmácia Viva; Alecrim

Como funciona a farmácia viva?
A farmácia é uma coleção de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento de alguns tipos de doenças, a exemplo de gripes, resfriados, problemas estomacais e dor de cabeça. Nessa oficina, os alunos conhecem várias espécies de plantas medicinais, seu cultivo, técnicas de manipulação e suas aplicações. Depois, levam para casa as plantas, acompanhadas de sua ficha técnica com todas as informações e recomendações sobre seu uso.


A farmácia viva é uma atividade rica, à medida que crianças, jovens e adultos passam a conhecer espécies de plantas medicinais de sua região, o cultivo, técnicas de manipulação e suas aplicações. É uma forma de se disseminar a cultura popular.
Importante: Nunca use ervas medicinais sem a orientação do seu médico.


Alecrim

Nome científico: Rosmarinus officinalis
 Família: Lamiaceae (Labiatae)
Origem: Mediterrâneo



Cultivo - Solo/Clima: Tem preferência por solos secos de natureza calcária, mas se dá bem em qualquer tipo de terreno, desde que bem drenados, o excesso de água pode matá-lo. É possível cultivá-lo em vasos, lembrando sempre de colocar o seu alecrim em um local onde exista de 5 a 6 horas de sol/dia. Ciclo de vida: 9 anos.


Partes usadas: Folhas e flores.


Uso Medicinal e culinário: É utilizado em forma de infusão como tônico geral e cardíaco, para gripe, cólicas, é antiinflamatório e possui ação anti-espasmódica. Na forma de tintura é usado para combater reumatismo. Não é indicado para quem tem problemas no coração.
Na culinária é indicado para carnes, batatas, queijos, peixes e massas.


Música: Alecrim

Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Não ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Não ser semeado



Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim



Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Não ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Não ser semeado.



Foi meu amor

Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
















  



Fonte: Sabor de fazenda