CAJUEIRO
NOMES POPULARES:
ACAJAÍBA, ACAJU, ACAJUÍBA, CAJU-MANSO, CAJU-BANANA, CAJU-MANTEIGA, CAJU-DA-PRAIA, CAJU-DE-CASCA
NOME CIENTÍFICO: Anarcadium occidentale L.
FAMÍLIA: Anacardiaceae
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE
De 5-10 m de altura.
FOLHAS
Ovais, sem pelos, rosadas quando jovens, de 8-14 cm de comprimento por 6-8 cm de largura.
TRONCO
De 25-40 cm de diâmetro, forte e tortuoso, com muitas ramificações laterais.
FLORES
Numerosas, pequenas e perfumadas, reunidas no topo de várias hastes secundárias que se ramificam a partir da haste central, de 10-20 cm de comprimento. Verde, por conta do cálice da flor, vermelha e branco por conta das pétalas.
SEMENTE
uma amêndoa localizada no interior da castanha.
FLORAÇÃO
Começa em julho, prolongando-se até novembro. Os frutos amadurecem nos meses de setembro até janeiro.
USO/ÁRVORE
Típica de pomares caseiros de todo o litoral, muito cultivada em quase todo o país e no exterior para fins comerciais.
FRUTO
A castanha, na forma de um rim, é o verdadeiro fruto, dotado de uma única semente e de uma casca bem dura, cheia de um óleo viscoso. A haste de sustentação do fruto desenvolve-se junto com a maturação da castanha, a ponto de ser confundida com o fruto. Esse é o “caju”, pseudofruto macio, carnoso e suculento, que varia entre as cores amarela, vermelha e laranja, e mede entre 5 e 11 cm de comprimento.
OBTENÇÃO DE SEMENTES
Os frutos completos devem ser colhidos diretamente da árvore, separando-se a castanha da parte suculenta para semeadura.
PRODUÇÃO DE MUDAS
Primeiro trata-se a castanha contra inibidores da germinação, deixando-a por 48h de molho em água renovada a cada 8 horas. Em seguida a castanha deve ser semeada em embalagens individuais contendo substrato arenoso enriquecido de matéria orgânica. A emergência demora 10-20 dias e a germinação é alta.
Manter as mudas a pleno sol até que alcancem mais de 30 cm, quando estarão prontas para o plantio em local definitivo. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.
USO/MADEIRA
Leve, forte e de longa durabilidade. Empregada na construção civil, serviços de torno, carpintaria e marcenaria, confecção de cabos de ferramentas agrícolas, cepas de tamanco e caixotaria.
Fonte: Um pé de Quê?