quarta-feira, 31 de março de 2010

Todos devem cuidar do Meio Ambiente

O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato do Colégio Arquidiocesano, coordenado pelo professor de biologia e educação ambiental José Bezerra, nasceu da constante preocupação com os problemas relacionados ao meio ambiente e das reflexões diárias que fazemos com os nossos alunos sobre o aquecimento global e suas consequências, criando, assim, uma maior consciência ecológica. Muitos dos esforços são concentrados para a produção de mudas e, para isso, são realidados reflorestamento de praças, ruas, avenidas e áreas degradadas de mata atlântica, com atividades pedagógicas, ligadas a princípios de conscientização e preservação dos recursos naturais, além do incentivo a atitudes e hábitos ecologicamente corretos. Na foto, Um oitizeiro (Licania tomentosa) completamente seco, na Av. Augusto Maynard, 40, no bairro São José, surpreende os moradores e pessoas que passam no local: ‘Como uma árvore centenária, tão próxima ao rio Sergipe, é capaz de ‘morrer’?’

Infelizmente, o que se pode constatar é que, mesmo sendo bombardeados com informações sobre o aquecimento global, muitas pessoas continuam causando grandes prejuízos ao meio ambiente. Em Aracaju, por exemplo, ainda é comum o desrespeito ao meio ambiente, seja por pessoa comum ou por empresa e a principal causa disso é a péssima relação que essas pessoas têm com as árvores. Elas são podadas de forma radical ou, então, cortadas até a base do tronco. Convém lembrar que o corte de árvores ou poda em área urbana somente deve ser feito, mediante autorização do órgão competente. E dependendo da idade da árvore, da estrutura do caule, dentre outros fatores, a pessoa que cortar uma árvore será obrigada a plantar uma ou mais árvores no mesmo local, além de pagar uma multa alta. Se a árvore for imune ao corte, a situação do infrator fica ainda mais complicada.

Portanto, qualquer pessoa que cortar uma árvore na cidade, sem autorização, deve ser Imediatamente denunciada, para que exemplos como esses abaixo possam ser evitados.

Uma amendoeira-da-praia (Terminalia catappa) cortada, na Av. Augusto Maynard, 334, no bairro São José.

A ‘poda’ de uma árvore na rua Guilhermino Rezende, 312, no bairro São José, causa indignação a moradores e pessoas que passam pelo local.A indignação ainda é maior quando se observa que todos os galhos da árvore Flamboyant (Delonix regia) foram cortados para que se pudesse usar o seu tronco como poste de iluminação desta empresa.