sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Educação Ambiental Não-Formal

“Entende-se por Educação Ambiental Não-Formal, as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade de vida e do meio ambiente”.

Art. 12º - LEI No 9.795, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A estrutura de educação ambiental do Arquidiocesano tem o objetivo de construir cidadãos conscientes da importância da sua atuação na preservação do meio ambiente, garantindo um futuro ecologicamente equilibrado.


As Ações ambientais do projeto Cheirinho de Mato vão muito além dos muros do colégio. Ao longo de todo o ano, o professor José Bezerra promove oficinas para escolas públicas, universidades, aulas de campo com arborização de praças e avenidas, reflorestamento da mata atlântica no Ibura e trilhas na serra de Itabaiana. “O projeto busca sensibilizar, mudar a concepção e a prática da maioria das pessoas em relação ao seu comportamento, hábitos e atitudes. Formar e mudar conceitos a respeito da preservação ambiental e multiplicar esses conhecimentos”, disse José Bezerra.

A educação ambiental, nas suas diversas possibilidades, abre um estimulante espaço para repensar práticas sociais e o papel dos professores como mediadores e transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma base adequada de compreensão essencial do meio ambiente global e local, da interdependência dos problemas e soluções e da importância da responsabilidade de cada um para construir uma sociedade planetária mais equitativa e ambientalmente sustentávelO Arquidiocesano recebeu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, em São Paulo, o Prêmio Sócio-Ambiental Brasileiro.

Um reconhecimento nacional pelo Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato. Na cerimônia de entrega do Prêmio, o colégio foi representado pelo seu fundador e diretor Monsenhor José Carvalho, pela coordenadora do Arqui Farolândia Neuza Mota Pinto, pelo autor do projeto e coordenador ambiental José Bezerra e pelo supervisor do ensino médio Fritz Barreto.



Fonte: Portal Educar-SE