domingo, 23 de setembro de 2012

Sustentabilidade: Solução eficaz para reciclagem de lixo orgânico

No minhocário com o prof. José Bezerra os alunos aprendem a importância das minhocas para o solo e sua relação com o meio ambiente. Além disso, utilizam o húmus produzido pelas minhocas como adubo na horta orgânica.

O Minhocário é o local onde as minhocas se alimentam de material orgânico como restos de comida e o transformam em adubo orgânico caseiro que pode ser usado para manter uma horta e dar mais saúde às plantas. É também sinônimo de redução na quantidade de sacos de lixo na porta da sua casa e nos aterros sanitários.

Húmus é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos.
Diante dessas propriedades, a formação do húmus (chamado humificação) repõe os minerais no solo, corrigindo a debilidade de nutrientes proporcionalmente às necessidades dos vegetais, tornando a terra mais estável e apropriada para as mais diversas culturas, ou seja, um excelente fertilizante.

A medida que as minhocas se deslocam, escavando galerias nas camadas dos substratos, promovem além da assimilação da matéria orgânica, condições para que haja penetração de gases da atmosfera (arejamento do solo), e infiltração hídrica juntamente à percolação de elementos químicos. Aspectos esses fundamentais ao desenvolvimento de uma planta, realizando absorção de água, nutrientes e também respiração através das raízes.
As minhocas e outros seres vivos representam um papel biológico muito importante nos ecossistemas, auxiliando na ciclagem da matéria, tornando disponíveis os elementos químicos às relações ecológicas.


Podemos fazer um minhocário, construindo canteiros com tijolos ou com troncos. Devemos preenchê-lo com esterco de gado curtido, que será o alimento da minhoca vermelha da califórnia.



Fonte: Organização Ambientalista Pró Terra