Comece a observar tudo o que acontece ao seu redor: você vai ver que nem sempre o que é considerado 'lixo' por uma pessoa é também inútil a outra.
Em Aracaju, como em outros grandes centros urbanos, a maior parte do que é jogado no lixo poderia ser reaproveitada. Dados estatísticos indicam que cada pessoa pode chegar a produzir até mais de 1 kg de lixo por dia e que 95% da massa total dos resíduos urbanos têm um potencial significativo de aproveitamento, o que nos leva à conclusão de que apenas 5% do lixo urbano é, realmente, lixo.
Com o programa REDUZA, REUSE e RECICLE, você também pode diminuir o volume de lixo em sua casa, na sua rua e no seu trabalho. Esta é a proposta do Projeto Cheirinho de Mato, do Colégio Arquidiocesano, idealizado e coordenado pelo Prof. José Bezerra, que há 6 anos vem ensinando crianças a partir de três anos de idade a separar os resíduos, tais como papel, plástico, vidro e metal, para que possam ser reaproveitados na escola.
Para tanto, velhos monitores de computador podem virar lixeiras de coleta seletiva, ninho para galinhas, vaso para plantas, caixa de transporte de animais ou, ainda, casinhas para coelhos, gatos ou cachorros; capacetes quebrados, botas velhas e furadas podem virar jarros de plantas, assim como pneus velhos e vasilhames de água mineral quebrados. Além disso, garrafas PET podem se transformar em jardineiras e lâmpadas incandescentes em mini-jardins.
Enfim, para o educador ambiental Bezerra, nada é lixo, tudo pode ser reaproveitado, basta ter imaginação. "Durante as oficinas de educação ambiental, nós incentivamos nas crianças hábitos e condutas de consumo ecologicamente corretos, tais como, levar sacolas tipo eco bag na hora das compras, não comprar produtos com muita embalagem, evitar impressões de papel desnecessárias, escolher papéis reciclados, comprar bebidas em garrafas recicláveis, usar lâmpadas de baixo consumo e, principalmente, cobrar dos pais essas normas de boa convivência com o planeta. Mudamos os pais através dos filhos", afirma o educador ambiental.
No projeto, os alunos são conscientizados acerca dos problemas que envolvem o meio ambiente e aprendem, durante as oficinas, a economizar água, energia, fazer coleta seletiva do lixo, plantar árvores, respeitar os seres vivos, denunciar as empresas que poluem o meio ambiente, além de cobrar dos governantes o cumprimento das leis que protegem a natureza.
Tudo isso ajuda a promover uma mudança de comportamento, ao fazer com que o aluno perceba a sua integração com o meio ambiente e a responsabilidade que possui na sua conservação.
Por ser a reciclagem de vital importância para a natureza, é preciso aprender a reciclar os resíduos, a respeitar o meio ambiente e a preservar a nossa biodiversidade, pois cuidar do meio-ambiente é tarefa de todos.
REDUZA (Reduzir) – Diminuir o consumo para reduzir a quantidade de resíduos produzidos;
REUSE (Reutilizar) – Fazer uso dos produtos até o limite máximo de sua vida útil, reutilizar o que puder – embalagens, por exemplo – consertar em vez de descartar e doar o que já não for mais útil para você;
RECICLE (Reciclar) - Separando restos de comida e resíduos molhados das embalagens de plástico, metal e papel que podem ser reutilizadas novamente;