sábado, 1 de agosto de 2009

Escolas investem em educação ambiental

lgumas instituições de ensino de Aracaju contam com uma proposta de ensino voltada para a educação ambiental. Principalmente as escolas particulares e de idiomas é que estão com uma visão mais voltada para um investimento na educação de preservação ao Meio Ambiente.

A exemplo do colégio Arquidiocesano e da escola de idiomasYázigi, há um novo perfil educacional traçado, onde os professores e diretores fazem do ensino escolar um exemplo de cidadania, focado na preservação do Planeta.

Alunos no Projeto "Cheirinho de mato" com o professor José Bezerra
O colégio Arquidiocesano implantou em março de 2006 um projeto, orientado pelo professor José Bezerra, chamado “Cheirinho de Mato”, uma mini-fazenda dentro das próprias instalações do colégio, para que os alunos possam conhecer e praticar de perto os assuntos que são vistos em sala de aula. O espaço educacional possui moinho de vento, horta orgânica, monjolo, farmácia com espécies de plantas vivas, viveiro de produção de mudas, oficina de reciclagem e animais, para que os alunos pratiquem o que aprendem nas aulas teóricas.

A escola de idiomas Yázigi lança uma campanha de cidadania nacional de ecoeficiência, onde a empresa cumpre com investimentos de ajuda ao meio ambiente e conscientiza as pessoas a participarem de uma mudança por um mundo melhor e menos abalado pelos impactos ambientais. “Atitudes ecoeficientes devem fazer parte do nosso dia-a-dia, pois grandes mudanças vieram de pequenos começos”, declara Mércia Dias, assistente de marketing do Yázigi.

Gincana Ecoeficiente Yázigi

Com o projeto Yázigi Ecoefficiency os alunos participaram de gincanas ecoeducativas, com doação de livros usados para o sebo solidário; fizeram atividades pedagógicas referentes ao tema abordado na campanha; trocaram garrafas pets e latas por descontos na taxa de matrícula, e trocaram alimentos ou cobertores por ecobags, as sacolas ecologicamente corretas, feitas de tecido. Para Mércia Dias a educação ambiental sempre foi posta em prática pelo Yázigi. “O projeto educativo ambiental permanece além da Campanha Ecoeficiente, pois a questão de meio ambiente está presente desde o DNA do Yázigi”, afirma ela.

Assim as escolas fazem a parte delas, colocar em prática a educação como base de responsabilidade sócio-ambiental. Para que as pessoas percebam que a partir de gestos simples nas escolas e posteriormente praticadas em casa, façam com que haja uma grande contribuição na sustentabilidade do Planeta.
Fotos: Divulgação.
Por Thamires Nunes