quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sustentabilidade: Como descartar corretamente o óleo de cozinha e evitar danos ambientais

Você fritou aquela batatinha crocante. Preparou bolinho de chuva e pastel. E fez o que com o óleo que sobrou? Muitas vezes, ele pode ser usado no preparo de outra receita, mas uma hora, é certo, terá de ser descartado. Ao invés de jogá-lo pelo ralo da pia, existem algumas formas mais sustentáveis de descarte, já que um único litro de óleo descartado de forma incorreta polui até 25 mil litros de água.


Muita coisa pode ser feita com o óleo de cozinha usado: fabricação de tintas, sabão, detergentes e biodiesel. Alguns países como Bélgica, Holanda, França, Espanha e Estados Unidos possuem até recomendações oficiais para o descarte correto de óleos e gorduras de frituras. No Brasil, só em São Paulo, o volume mensal de compra do produto é de mais de 20 milhões de litros, segundo pesquisa da Nielsen. E pouca gente faz o descarte correto.

Já pensou para onde vai todo esse óleo?

Além do mau cheiro, o óleo:

- Prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, entope canos, pode romper redes de coleta e encarece o processo de tratamento;
- Quando chega a rios e oceanos, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, o que compromete o equilíbrio ambiental;
- Exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados;
- Impermeabiliza solos, dificulta o escoamento da água das chuvas, contamina o lençol freático e, em decomposição, emite grande quantidade de gases tóxicos na atmosfera.


O que fazer?

Se você ainda tem o hábito de jogar o óleo de cozinha pela pia, dá para ajudar a mudar essa realidade. Armazene-o em garrafas e procure postos de coleta. O Instituto Akatu tem uma lista nacional de postos de coleta de óleo usado. A ONG TREVO, especializada em coleta e reciclagem de resíduos de óleo, também disponibiliza uma lista com alguns endereços de postos de coleta.

Fonte: Super Interessante 


*O Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato, do Colégio Arquidiocesano, possui um posto de coleta de óleo de cozinha na Unidade Farolândia onde recebe o óleo usado nas residências dos alunos. Entregue seu óleo usado no projeto Cheirinho de Mato e ajude você também a proteger o meio ambiente. 

Fotos: Projeto Cheirinho de Mato

domingo, 21 de outubro de 2012

O que a Política Nacional dos Resíduos Sólidos tem a ver com o nosso dia-a-dia?

Depois de esperar 19 anos no Senado, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que é uma novidade que visa contribuir com a melhoria ambiental e da saúde pública nos municípios brasileiros, entrou em vigor no ano de 2010 com o intuito de realizar o gerenciamento dos resíduos sólidos perigosos e, de atribuir responsabilidades a todos os setores da sociedade quanto a destinação de produtos e embalagens descartadas. 
   Na concepção da PNRS são considerados resíduos sólidos os resíduos domésticos provenientes de limpeza urbana, estabelecimentos comerciais, serviços públicos de saneamento básico, indústrias, serviços de saúde, construção civil, agricultura, pecuária, transportes e da mineração, excluindo-se apenas os rejeitos nucleares, pois possuem legislação específica. 
   A PRNS é uma novidade, pois se apoiou em novos conceitos ambientais que ela mesma introduziu para integrar toda a sociedade e inclusive o poder público no processo de realização da Logística Reversa. São estes os conceitos: 


Responsabilidade Compartilhada: integração da responsabilidade individual de fabricantes, distribuidores, importadores, comercializadores e gestores públicos com o ciclo de vida de ida dos produtos, visando reduzir a produção de resíduos. 

Poluidor—pagador: Responsabilização legal de cidadãos e dos Municípios que não realizam a destinação adequada do resíduo. 

Protetor-recebedor: Compensação financeira para aquele que realiza a destinação adequada, neste caso, os municípios que possuírem o Plano Municipal dos Resíduos Sólidos e provarem sua eficiência, recebem recursos para investir em Limpeza Urbana. 

   A importância da PNRS se apoiar nestes conceitos é a condicionante do acesso ao recurso público como forma indutora da adesão à Lei, que não é opcional, mas obrigatória para todos os municípios brasileiros. 
   Como Instrumentos de sua realização a PNRS também coloca pilares fundamentais que vão de encontro com a possibilidade de concretizar a Logística Reversa e o fim da destinação incorreta dos resíduos sólidos, tais como: 

A Coleta Seletiva; 

A destinação de recursos públicos para a criação de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável; 

A Pesquisa Científica e Tecnológica; 

Educação Ambiental. 


   Além desses fatores importantes da PNRS que já citei, um impacto direto dela no cotidiano é a obrigatoriedade da Logística Reversa para alguns produtos usualmente vendidos no mercado. Por exemplo, esta lei proíbe que alguns produtos sejam vendidos sem que o fabricante ofereça postos de coleta desse produto após sua utilização, produtos tais como: 

Resíduos e Embalagens de Agrotóxicos; 

Pilhas e Baterias; 

Pneus; 

Resíduos e Embalagens de Óleos Lubrificantes; 

Lâmpadas Fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e luz mista; 

Produtos Eletrônicos e seus componentes. 

   Portanto, como já vimos aqui no Blog sobre a Logística Reversa e agora sobre a PRNS, é necessário assumir nossa responsabilidade compartilhada e adquirir produtos de fabricantes que verdadeiramente realizam a Logística Reversa prevista em Lei, bem como nos comprometer com o ciclo de vida dos produtos, com a separação e destinação correta dos nossos resíduos e, em especial, com o nosso dever cidadão de cobrar dos gestores públicos dos nossos municípios a realização de todas as exigências da PNRS. 

   Quem ganha é a qualidade ambiental da sua cidade e a sua saúde! 

Fotos:Prof.José Bezerra, Projeto de Educação Ambiental Cheirinho de Mato

Fonte:Rafaella Ayllón, LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Arquidiocesano e SOS Mata Atlântica juntos pela conservação do Meio Ambiente

Aracaju é o próximo destino do projeto itinerante “A Mata Atlântica é Aqui” 

A partir do dia 22 de outubro (segunda-feira), a Fundação SOS Mata Atlântica retornará a Aracaju (SE) com o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Até o dia 4 de novembro, dois caminhões adaptados estarão no Parque dos Cajueiros para realização de atividades gratuitas ligadas à educação ambiental.
Entre os caminhões, haverá uma tenda com a exposição “Nosso verde também depende do azul”, que traz informações sobre a importância dos mares e sua relação com a Mata Atlântica. A equipe da ONG promoverá atividades interativas com o público, como jogos educativos, palestras, cursos, monitoramento de águas e oficinas. Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas, basta entrar em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) no telefone (79) 3198-1917. Os caminhões têm estrutura para receber deficientes físicos.


O projeto já visitou mais de 90 cidades por todo o Brasil, e atualmente está em seu quarto ciclo anual. A nova etapa contou com a passagem pelas cidades do Rio de Janeiro – durante a conferência Rio+20 –, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Desta vez, a SOS Mata Atlântica tem como foco mostrar ao público o valor da zona costeira e dos ecossistemas marinhos, destacando como as ações cotidianas impactam a biodiversidade marinha e afetam a população brasileira. Com este objetivo, serão visitados 14 municípios litorâneos no período de um ano. Aracaju, que já recebeu a exposição em agosto de 2010, será a sexta cidade a recebê-la em sua nova jornada.
Quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br.
O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e o apoio local é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Projeto TAMAR/ICMBio, Projeto Cheirinho de Mato, Instituto Amuirandê, Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), Escola Superior de Sustentabilidade, Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Reserva Biológica de Santa Izabel.

SERVIÇO
Projeto: A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante.
Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Data: 22 de outubro a 04 de novembro de 2012.
Local: Parque dos Cajueiros – Av. Beira Mar, s/n, Boca do Rio (a 6 km do centro) – Aracaju (SE)
Horários: De 22 de outubro a 03 de novembro das 10h às 17h e dia 04 de novembro das 10h às 16h.
Informações para o público: monitora@sosma.org.br, itinerante@sosma.org.br.
Telefone: (11) 3262-4088.
Contato local para agendamento de escolas: (79) 3198-1917

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
Exposições diárias – Parque dos Cajueiros
de 22 de out a 3 de nov: das 10h às 17h. Dia 4 de Nov: das 10h às 16h.
– Exposição Nosso Verde Também Depende do Azul – Fundação SOS Mata Atlântica.
– Exposição Fotográfica “Curiosidades sobre alguns animais da floresta, da costa e do mar” em parceria com o Instituto Amuirandê.
- Exposição de material biológico e fotográfico de mamíferos aquáticos, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos.
– Exposição sobre o TAMAR e as tartarugas marinhas, em parceria com o Projeto TAMAR – ICMBio.
– Mostra Fotográfica de Educação Ambiental, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.
- Cartilha Lei dos Crimes Ambientais, cartaz e banners – IBAMA/SE
- Exposições em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – espaço SEMARH:
- Conhecendo as áreas protegidas da SEMARH
- Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco
- Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe
- Área de Proteção Ambiental do Morro do Urubu
- Conheça o Macaco Guigó de Sergipe – Primata Ameaçado de Extinção
- Exposição – Recuperando a Mata Atlântica de Sergipe
- Descobrindo Sergipe com o Atlas digital de Recursos Hídricos
- Oficina – Cultivando Cheiros, Cores s Sabores (Plantio)
- Oficina Lúdica – Conduta Consciente em Praias

22 de Outubro (seg) – Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h – Solenidade de Abertura – com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Genival Nunes Silva – Banda Marcial D. Pedro I da cidade de Carmópolis
Plantando Verde com a Escola (Plantio de muda nativa) – espaço SEMARH
10h às 11h30– Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
10h30 às 17h – Oficina “Arte em Prol da Vida: reutilização de materiais:” – espaço SEMARH
13h às 16h – Jogos educativos: “Quiz da Mata Atlântica” em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
14h – Palestra: “Conhecendo os Mamíferos Aquáticos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
14h Mostra de Vídeos Ambientais – em parceria com a SEMARH
15h – Coleta da água do rio Poxim para análise.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

23 de Outubro (ter) – Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE.
10h às 11h – Mostra de vídeos sobre a Mata Atlântica em Sergipe – espaço IBAMA/SE
11h Mostra de Vídeos Ambientais –em parceria com a SEMARH
10h – Palestra: “A Mata Atlântica de Sergipe – nossa amiga pouco conhecida”, em parceria com a UFS – Ciências Biológicas. Facilitadora: Myrna Landim
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
11h às 12h – Exposição de Banners sobre a Mata Atlântica de Sergipe, em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
11h – Palestra: “Biologia e Conservação do Peixe-Boi marinho” em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos. Facilitador: Ernesto Foppel
14h – Palestra: “Indicadores de sustentabilidade e complexidade”, em parceria com a Escola Superior de Sustentabilidade. Palestrante: Carlos Eduardo Silva
14h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

24 de Outubro (qua) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE.
Momentos Culturais- Apresentação de Esquetes Teatrais com enfoque na proteção da Mata Atlântica em Sergipe – SEMARH
10h – Palestra: “A Mata Atlântica é aqui em Aracaju”. Palestrante: Nadine Bitencourt.
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
14h – Palestra: “Conhecendo os Mamíferos Aquáticos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
14h às 17h – Jogos educativos: Jogo de tabuleiro sobre biologia e conservação de mamíferos aquáticos, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.

25 de Outubro (qui) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h – Conduta Consciente em Ambientes Costeiros – em parceria com a SEMARH
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE.SEMARH
10h30 às 17h – Oficina “Arte em Prol da Vida: reutilização de materiais:” – SEMARH
Momentos Culturais- Apresentação de Esquetes Teatrais com enfoque na proteção da Mata Atlântica em Sergipe. – SEMARH
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
14h – Palestra: “Biologia e Conservação de Lontras”, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos. Facilitador: Rodrigo Terra
14 h Oficina serpentes da Mata Atlântica – SEMARH
14h às 17h – Jogos educativos: Jogo de tabuleiro sobre biologia e conservação de mamíferos aquáticos, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

26 de Outubro (sex) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE – SEMARH
10h às 11h – Mostra de vídeos sobre a Mata Atlântica em Sergipe – espaço IBAMA/SE
10h30 às 17h – Oficina “Arte em Prol da Vida: reutilização de materiais:” – SEMARH
Momentos Culturais- Apresentação de Esquetes Teatrais com enfoque na proteção da Mata Atlântica em Sergipe. SEMARH
10h – Palestra: ”A trajetória e o trabalho do TAMAR ao longo dos seus 32 anos”, em parceria com o Projeto TAMAR – ICMBio. Facilitadora: Aline Castelo Carneiro
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
11h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
13h às 16h – Jogos educativos: “Quiz da Mata Atlântica” em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
14h- Mostra de Vídeos Ambientais – em parceria com a SEMARH
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.

27 de Outubro (sab) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE – SEMARH
Momentos Culturais- Apresentação de Esquetes Teatrais com enfoque na proteção da Mata Atlântica em Sergipe – SEMARH
10h às 11h30– Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
10h – Palestra: “A importância das propriedades particulares para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica” em parceria com o Instituto Aimurandê. Palestrante: Marcelo Cardoso de Sousa.
14h – Palestra: “Conhecendo os Mamíferos Aquáticos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h Mostra de Vídeos Ambientais – SEMARH
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

28 de Outubro (dom) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
14h – Palestra: “O Lixo e os Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
14h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
16h – Palestra: “Reserva Biológica de Santa Isabel” em parceria com a Reserva Biológica de Santa Isabel. Palestrante: Tadeu Oliveira

29 de Outubro (seg) - Parque dos Cajueiros

Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE.
11h30- O que é Balneabilidade? (A Balneabilidade das Praias Sergipanas) – em parceria com ADEMA/SEMARH
Momentos Culturais- Apresentação de Esquetes Teatrais com enfoque na proteção da Mata Atlântica em Sergipe.
10h às 11h30– Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
10h às 12h – Jogos educativos: “Quiz da Mata Atlântica” em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
15h – Coleta da água do rio Vaza-Barris para análise.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

30 de Outubro (ter) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h – Palestra: “Biologia e Conservação de Cetáceos”, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos. Facilitadora: Isadora Canavarro
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

31 de Outubro (qua) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 12h – Jogos educativos: “Quiz da Mata Atlântica” em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
11h Projeto mapeamento dos manguezais de Sergipe – em parceria com ADEMA/SEMARH
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
13h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica
14h às 17h – Jogos educativos: Jogo de tabuleiro sobre biologia e conservação de mamíferos aquáticos, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos
15h – Palestra: “Ecoturismo e unidades de conservação”, em parceria a Escola Superior de Sustentabilidade. Palestrante: Carlos Eduardo Silva
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

01 de Novembro (qui) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 11h- Trilha Ecológica do Cajueiro – SEMARH
10h às 11h – Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da cidade de Laranjeiras/SE.
10h Mostra de Vídeos Ambientais – SEMARH
Momentos Culturais- Apresentação de Esquetes Teatrais com enfoque na proteção da Mata Atlântica em Sergipe.

10h – Palestra: “A importância das propriedades particulares para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica” em parceria com o Instituto Amuirandê. Palestrante: Marcelo Cardoso de Sousa.
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
13h – Palestra: “A Mata Atlântica de Sergipe – nossa amiga pouco conhecida”, em parceria com a UFS – Ciências Biológicas. Facilitadora: Myrna Landim
14h Oficina serpentes da Mata Atlântica – SEMARH
14h às 17h – Exposição de Banners sobre a Mata Atlântica de Sergipe, em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
14h às 17h – Jogos educativos: Jogo de tabuleiro sobre biologia e conservação de mamíferos aquáticos, em parceria com o Instituto Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

02 de Novembro (sex) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
11h – Palestra: “Biologia e Conservação do Peixe-Boi marinho”, em parceria com o Instituto mamíferos Aquáticos. Facilitadora: Sheila Janaina
13h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.
15h Mostra de Vídeos Ambientais – em parceria com SEMARH
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.

03 de Novembro (sab) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 17h
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
11h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
14h – Palestra: “O Lixo e os Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h às 17h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
16h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.

04 de Novembro (dom) - Parque dos Cajueiros
Atividades abertas ao público durante todo o tempo – das 10h às 16h
10h às 12h – Teatro de Fantoches “Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
13h às 16h – Jogos educativos: “Quiz da Mata Atlântica” em parceria com a UFS – Ciências Biológicas.
14h – Palestra: “O Lixo e os Animais Marinhos”, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
15h às 16h – Oficina Educativa: “Vida Costeira e Marinha” em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.
15h às 16h – Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica, em parceria com o Projeto Cheirinho de Mato.
16h – Encerramento das atividades.
Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, Jogo Ludo Ambiental, Jogo da Memória, Jogo A Mata Atlântica É O Bicho, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos de Animais da Mata Atlântica e outros Jogos Educativos.

Fonte: http://www.sosma.org.br/eventos/aracaju-e-o-proximo-destino-do-projeto-itinerante-a-mata-atlantica-e-aqui/

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VIU, RIO 2016? Veja como funciona a coleta de lixo em Barcelona

Com um moderno sistema de tubulações subterrâneas que sugam o lixo e o enviam até uma central de compressão e distribuição

METRÔ DE SUJEIRA DEJETOS TRAFEGAM EM REDE SUBTERRÂNEA A VÁCUO A ATÉ 80 KM/H! - Veja o infográfico detalhado aqui! 


Essa rede foi implementada no início dos anos 90, quando a cidade espanhola passou por uma grande reforma para sediar os Jogos Olímpicos de 1992. Desde então, virou um exemplo a ser seguido. O sistema é inodoro, dispensa caminhões barulhentos (embora eles ainda sejam utilizados para complementar o serviço) e, como o lixo é coletado 24 horas por dia, evita o acúmulo dos sacos nas ruas.
1. A cidade tem mais de 1,5 mil comportas, onde o cidadão pode jogar seu lixo orgânico ou não reciclável (os dois tipos são captados pelo sistema). Elas estão dispostas em praças e calçadas ou embutidas nas paredes de prédios comerciais. Onde o sistema de coleta subterrânea não alcança, há latões de lixo periodicamente retirados por caminhões.

2. Da entrada da comporta, o lixo desce por um tubo até um contêiner subterrâneo, separado da tubulação por uma escotilha. As escotilhas de toda a rede são abertas periodicamente de acordo com um timer (ou se o sistema detectar muito peso ou volume nos contêineres). Os dois tipos de lixo entram nessa reserva alternadamente, nunca ao mesmo tempo.

3. Uma vez que a escotilha é fechada, a sucção é ativada. Turbinas poderosas puxam o ar do encanamento, sugando os dejetos a 80 km/h. Eles viajam por cerca de 35 km de tubulação até chegar a uma das centrais de processamento nos arredores da cidade. (Se o tubo entupir, as turbinas são ligadas no máximo, resolvendo o problema em 90% dos casos).

4. Nas centrais, há dois tipos de tratamento - para material reciclável ou para orgânico. Um braço hidráulico automatizado conecta a tubulação ora para um tipo de tratamento, ora para outro, de acordo com a remessa. Uma última turbina, na parte superior de um contêiner, suga o ar por um sistema de filtragem que o deixa puro e inodoro antes de liberá-lo na atmosfera.

5. Já os sólidos são comprimidos por grandes prensas e acumulados em contêineres de 30 m3, com capacidade para até 15 toneladas. Esses enormes caixotes de aço são presos a caminhões - o lixo orgânico segue para usinas de compostagem, e o não reciclável, para usinas de metanização (uma decomposição acelerada que gera metano e dióxido de carbono). 

6. Já a coleta de recicláveis é feita em contêineres espalhados por Barcelona. O amarelo é para embalagens (incluindo latas e plásticos). O verde é só para vidros e o azul para papéis e cartão. As aberturas têm um design que torna impossível tirar qualquer coisa jogada lá dentro. A única saída é por uma porta na parte inferior, praticamente inacessível... 

7. ...a não ser que você tenha um guindaste, como os caminhões de coleta! O motorista estaciona ao lado e aciona um sistema automático. O guindaste ergue a unidade de contenção e aciona manivelas que abrem o alçapão, despejando todo o conteúdo na caçamba. Depois de completar sua rota, o veículo segue para um centro de reciclagem 



Móveis velhos são deixados na rua, geralmente na frente da casa, em dias específicos da semana. A prefeitura os recolhe à noite. 

O óleo de cozinha usado é guardado em garrafas ou galões dados pela prefeitura e levado até pequenos pontos de reciclagem. 

Computadores, eletrodomésticos, baterias, CDs e outros lixos "complicados" também são levados aos pontos de reciclagem. 


CONSULTORIA: Carlos Vázquez, chefe do serviço de limpeza e coleta de lixo de Barcelona

Fonte: Planeta Sustentável

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Comemoração Internacional - Dia dos Animais: eles também merecem respeito

Na próxima quinta-feira, 04/10, comemora-se em todo o mundo o Dia dos Animais. Criada na década de 30, a data tem por objetivo mostrar aos seres humanos a importância de protegermos e respeitarmos todos os tipos de bichos. Você tem feito sua parte?


Você já ouviu falar em São Francisco de Assis? Ele foi um frade que viveu na Itália no século XI e ficou conhecido como o santo protetor dos animais pela forma como tratava os bichinhos. Sabia que ele chegou a comprar pássaros engaiolados só para soltá-los e vê-los voar em liberdade novamente? 


São Francisco de Assis morreu em 03 de outubro de 1226, mas foi sepultado, apenas, no dia seguinte e por isso, séculos depois, na década de 1930, defensores dos animais reunidos durante um congresso internacional sobre o tema decidiram proclamar 04/10 como o Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao padroeiro dos bichos


Mais do que celebrar a existência dos animais e a função fundamental que cada um deles tem no planeta - desde os mais pequeninos, como as aranhas, até os maiores, como a girafa -, a data é um convite para refletirmos a respeito da forma como temos tratado os bichos. Afinal, infelizmente, ainda tem muita gente por aí que pensa que os animais são objetos que existem para suprir as necessidades dos seres humanos e não é bem assim. 


Hoje em dia, é comum: 
- bichos silvestres - como o mico-leão-dourado e a arara - serem caçados e traficados no mercado negro por pura ganância; 
- animais selvagens serem mortos para fazer casacos de pele ou outros artigos supérfluos para os seres humanos; 
- touros e galos, entre tantas outras espécies, serem maltratados em nome do "entretenimento" e do "esporte"; 
- animais domésticos serem abandonados quando "perdem a graça" ou dão muito trabalho aos seus donos. 


Mas, apesar de comum, nada disso é certo e todos nós podemos fazer nossa parte para mudar essa realidade:
- Se você souber de alguém que vende, ilegalmente, espécies silvestres, denuncie;
- Se presenciar maus-tratos a algum bichinho, também coloque a boca no trombone; 


- Procure saber a procedência das coisas que compra. Se o tênis que você curtiu, por exemplo, foi feito de couro animal, pense duas vezes antes de comprá-lo;
- Não frequente circos e zoológicos, se você souber que esses locais estão maltratando seus animais; 


- Jamais pegue um bichinho de estimação, se você não tiver estrutura em casa para cuidar dele;
- Se não puder mais mantê-lo, não o abandone na rua. Procure um novo lar;
- Se estiver pensando em ter um bicho de estimação, adote ao invés de comprar. 


Respeitar e cuidar bem dos nossos animais também é essencial em um mundo mais sustentável! Vamos juntos nessa empreitada?

Fonte: Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável
Fotos: Prof. José Bezerra





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sustentabilidade: Coleta Seletiva

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos
naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
  
O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais
recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.


O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.

RECICLÁVEL É DIFERENTE DE RECICLADO. Reciclável indica que o
material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido ao custo do processo ou à falta de mercado para o produto resultante.

RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR. Reciclar consiste em transformar
materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem.
  

Como colaborar? Praticando os3Rs
Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.
Ex: preferir os produtos que tenham refil.

Reaproveitar o material em outra função.
Ex: usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).

Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial,
em novos produtos.
Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.

REDUZIR
Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.
Ex: preferir os produtos que tenham refil.

REUTILIZAR
Reaproveitar o material em outra função. Ex: usar os potes de vidro com tampa
para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).

RECICLAR
Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial,
em novos produtos. Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.
  

Vantagens da coleta seletiva
Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
Diminui a exploração de recursos naturais
Reduz o consumo de energia
Diminui a poluição do solo, da água e do ar
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis
pelas indústrias
Diminui o desperdício
Diminui os gastos com a limpeza urbana
Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Guia
Pedagógico do Lixo. 2 ed. São Paulo.